Translate

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Depressão atinge mais de 350 milhões de pessoas.

Mais de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão, mas menos de metade recebe o tratamento necessário, alerta hoje a Organização Mundial de Saúde, que atribui a dificuldade ao estigma que ainda envolve as doenças mentais.
Depressão afeta 350 milhões mas menos de metade recebe tratamento
  



 













Num comunicado emitido a propósito do Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala na quarta-feira, apela ao fim da estigmatização da depressão e das outras doenças mentais para permitir um melhor acesso ao tratamento.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão é diferente das flutuações de humor comuns porque induz uma tristeza sustentada que se prolonga por duas semanas ou mais e interfere com a capacidade de trabalhar, estudar e manter uma vida normal.
Apesar de a doença afetar mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, o estigma que ainda lhe está associado impede muitas pessoas de reconhecerem que estão doentes e procurar tratamento, alerta a OMS.
O tratamento da depressão inclui terapia psicossocial e medicação e requer um envolvimento ativo do doente e das pessoas que lhe estão próximas, pelo que o primeiro passo, sublinha a organização, é reconhecer a doença e procurar ajuda.
"Temos tratamentos altamente eficazes para a depressão. Infelizmente, menos de metade das pessoas com depressão recebe o cuidado de que necessita. De facto, em muitos países menos de 10% das pessoas o recebe", diz Shekhar Saxena, diretor do departamento para a Saúde Mental da OMS.

FONTE: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Saude/Interior.aspx?content_id=2817849

Nenhum comentário:

Postar um comentário