Entrevista com a Psicóloga Noely Correa Souza Pereira (Formada em Psicologia e Pedagogia, pela faculdade Estácio de Macapá e Instituto de Ensino Superior do Amapá – IESAP. Especialista em Psicopedagogia, Terapia Cognitiva-comportamental, Análise do Comportamento Aplicada e Neuropsicologia).
01) Qual a diferença entre Psicologia e Psicopedagogia e quais são as funções desempenhadas por quem segue a carreira?
Psicologia: é a ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com ambiente físico e social. O estudo dessa área é multiprofissional e incluir subcampos, como área de desenvolvimento humano, esportes, saúde, educação, comportamento clínico, social e processos cognitivos.
Funções: do psicólogos clínico, hospitalar e escolar. Pesquisar, diagnosticar, intervenções preventivas ou corretivas em grupo ou individual.
Psicopedagogia: é a área do conhecimento que estuda a aprendizagem dos seres humanos. Essa ciência a compreender como os indivíduos aprendem, quais suas dificuldades podem surgir nesse processo e como potencializar o aprendizado.
O Psicopedagogo no contexto escolar tem papel de auxiliar na formação do aluno para o seu sucesso escolar, avaliar o aluno com intuito de identificar possíveis situações que interferem em seu desempenho escolar. Dessa forma a atuação do profissional visa garantir o andamento das atividades, além de possuir a importância significativa para a inclusão escolar.
02) No consultório, como é a atuação desse profissional?
Desenvolver ações que gere mudanças comportamentais no paciente que facilite a compreensão do conceito levando em consideração a família, a escola e o contexto sócio-histórico no qual a criança encontra-se inserida.
03) Em atendimentos particulares, qual deve ser a relação entre o psicopedagogo e a escola?
Se dá através dos pais e visita na escola. O principal canal de comunicação são relatórios de acompanhamento e feedback dos pais.
04) Estudar Psicopedagogia ajuda o educador a ensinar melhor?
Sim, fica mais fácil de identificar as causas das dificuldades dos quadros dos transtornos se aprendizagem trazidos pelas famílias e para organizar as intervenção curativas de cada caso.
05) As escolas, em geral, reagem bem à intervenção de um psicopedagogo?
Sim, atualmente esse profissional é bem aceito no contexto escolar pelo seu conhecimento que contempla o conhecimento tanto para a área da saúde quanto educação, o que facilita a interação do do Psicopedagogo com a equipe técnica da escola. O Psicopedagogo escolar estuda a relação das pessoas com a aprendizagem. Assim o profissional desta área busca reduzir as dificuldades de aprendizagem com o aprender e tratar os transtornos de aprendizagem.
06) O número de crianças com laudo médico atestando problemas psicológicos tem crescido muito. O que é possível concluir com base nisso?
Entende-se que pelo fato das pesquisas terem crescido através dos estudos a acadêmicos. E os dados estatísticos ajudam na identificação do foco das dificuldades de aprendizagem que ocorrem desde dos transtornos de aprendizagem, metodológico, sócio político, emocional e cultural.
07) Qual o momento da faculdade, que você se encontrou com a Terapia Cognitivo comportamental e com a Psicopedagogia?
Lembro muito bem, que foi só sétimo semestre quando foram apresentadas as abordagens, na disciplina de Teorias e Sistemas Psicológico.
Ali começou meu namoro com a TCC. Após compreender que o Comportamento é influenciado pelos sentimentos, além da resolução dos distúrbios presentes no quadro clínico do paciente. Depois de entender como ajudar o paciente a gerenciar seus sentimentos e ressignificar comportamentos, entendi ser possível usar esses benefícios em outros atendimentos individualizado e grupal. Principalmente em relação às suas reações perante a outros estímulos. Do mesmo modo se deu com a Psicopedagogia ao perceber a oportunidade de ajudar as pessoas, que sofrem algum tipo de dificuldade para aprender. Todas as minhas formações são sincronizadas a diminuir o sofrimento mental das pessoas principalmente das crianças e familiares.
8) Em quais contextos ou locais o Profissional Psicopedagogo pode atuar?
O profissional especialista em Psicopedagogia é credenciado para atuar em clinicas atendendo individualmente clientes diagnosticando sintomas, distúrbios de aprendizagem e outras dificuldades que impeça o indivíduo aprender. Educação continuada, auxiliando crianças que estão afastadas há muito tempo de ambientes escolares; Orientação Pedagógicas, para docentes, auxiliando no planejamento de aulas e desenvolvendo projetos escolares. Recursos humanos, assessorar empresas, órgãos públicos e ONGs nos processos de aprendizagem de seus funcionários e na harmonia no ambiente de trabalho. Além de ser peça chave na contratação, também atua no âmbito hospitalar, pode auxiliar no tratamento de ligados a traumas e a memória, redução da capacidade de aprendizado ou queda no desempenho funcional; instituições jurídicas; na vara da família e infância no intuito de identificar problemas que por ventura uma criança esteja passando.
9) Você poderia nos falar sobre o seu trabalho com crianças autistas?
Na perspectiva Comportamental no treino das habilidades sociais e executivas, no que se refere à portadores de desenvolvimento atípico, principalmente aqueles referentes a quadro de TEA( Transtorno do Espectro Autista) que encontram-se em estrutura de experiência marcada por déficits de excessos comportamentais. Uso a metodologia ABA como alternativa clínica considerando que a metodologia indica caminhos científicos e práticas para a efetivação de plano de intervenção singular dos sintomas do autismo. Com métodos mais adequados para ampliar as habilidades dos infantes com o Transtorno como; o Teacch, ABA, Pecs, Parovam, Montessori, Denver e o Floortime. Os métodos são usados de acordo com a formação do Terapeuta. No meu caso tenho formação no método ABA, Montessori, Denver e finalizando as demais formações supracitadas. Tudo isso para estimular as crianças neuroatípica de forma adequada.
10) Quais os pontos positivos e negativos da sua área específica de atuação?
Os pontos positivos estão relacionados ao desenvolvimento das crianças que atendo, mas o fator principal para a positividade se dá e quando os sintomas são diagnosticados precocemente e as estimulações (treinos) acontecem de forma precoce. Outro ponto importante é perceber o alívio dos pais quando percebem a melhora gradativa dos quadros dos transtornos, dificuldades de aprendizagem. Os pontos negativos apreciados no cotidiano clínico são as frustrações dos pais em não poderem sustentar a assiduidade dos filhos no tratamento por inúmeras situações, que perpassam pelas dificuldades envolvendo o financeiro, conflitos familiares (pais separados), falta de profissionais preparados para lidarem com os diagnósticos de infantes neuroatípicas.
Excelente profissional, sempre buscou e buscar conhecimento, se aprimorar para levar o melhor para seus pacientes e comunidade sobre saúde mental. Sucesso sempre parabéns 👏🏻
ResponderExcluirObrigada querida!
ExcluirMuito esclarecedor a entrevista, PARABÉNS! Excelente Profissional 💙
ResponderExcluir❤️🌹
ExcluirUma excelente profissional, competente e dedicada. É incrível ver o quanto você e seus pacientes evoluem, crescendo cada dia mais. O seu trabalho com o meu filho, só demonstrou o diferencial e a importância do psicólogo infantil em diversos aspectos na vida de uma criança. Parabéns por trabalhar para ser uma profissional melhor sempre.
ResponderExcluir❤️🌹
ExcluirPauta muito importante e esclarecedora. Noely é uma excelente profissional, sempre buscando conhecimento para dar o melhor em sua profissão. Parabéns pela matéria!
ResponderExcluir❤️🌹
ResponderExcluirUm profissional que compartilha conhecimentos só engrandece sua prática. Parabéns Noely pelas palas palavras esclarececoras!!!Excentente
ResponderExcluirEntrevista enriquecedora, parabéns! Grande profissional ❤️.
ResponderExcluirParabéns Noely pela entrevista, uma excelente profissional com expertise no assunto, compartilhando conhecimento.
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