Todas
as crianças passam por fases difíceis que muitas vezes poderiam ser
descritas como "de oposição", especialmente quando se está cansado, com
fome, estressado ou chateado. Quando eles estão assim podem discutir,
conversar, desobedecer e desafiar os pais, professores e outros adultos.
Há também momentos no desenvolvimento normal que o comportamento de
oposição é esperado, como por exemplo entre dois a três anos de idade ou
até mesmo na pré-adolescência. Entretanto, o comportamento hostil se
torna uma preocupação quando é frequente e consistente, que se destaca
quando comparado com outras crianças da mesma idade e nível de
desenvolvimento e quando ela afeta a família da criança, social e a
escola.
Para melhor entender, nada melhor que uma boa definição:
O
Transtorno Opositor Desafiante, (TOD), é um transtorno disruptivo,
caracterizado por um padrão global de desobediência, desafio e
comportamento hostil. A criança ou adolescente discute excessivamente
com adultos, não aceitam responsabilidade por sua má conduta, incomodam
deliberadamente os demais, possuem dificuldae de aceitar regras e perdem
facilmente o controle se as coisas não seguem a forma que eles desejam
(SERRA-PINHEIRO et al, 2004).
As crianças
com TOD, geralmente apresentam um padrão contínuo de comportamento não
cooperativo, desafiante, desobediente hostil, incluindo: resistência à
figura de autoridade. O padrão de comportamento pode incluir:
- Frequente acessos de raiva
- Discussões excessivas com adultos, muitas vezes, questionando as regras
- Desafio e recusa em cumprir com os pedidos de adultos
- Deliberada tentativa de irritar ou perturbar as pessoas
- Culpar os outros por seus erros e mau comportamento
- Muitas vezes, ser suscetível ou facilmente aborrecido pelos outros
- Frequente raiva e ressentimento
- Agressividade contra colegas
- Dificuldade em manter amizades
- Problemas acadêmicos
Embora não haja nenhjma causa claramente compreendida, acredita-se ser uma combinação genética, ambiente, incluindo:
- Disposição natural de uma criança
- Limitações ou atraso no desenvolvimento da capacidade de uma criança no processo de pensamento e sentimento
- Falta de fiscalização
- Inconsistência ou disciplina severa
- Abuso ou negligência
- Desequilíbrio de certas substâncias químicas do cérebro, tais como a serotonina
Os
sintomas são geralmente vistos em várias configurações, mas são mais
perceptíveis em casa ou na escola. Muitos pais relatam que seu filho com
TOD estava mais rígido e exigente que o irmão da criança, desde tenra
idade.
Este
problema é bastante comum, ocorrendo entre 2% e 16% das crianças e
adolescentes. Em crianças menores é mais comum em meninos, mas durante
adolescência ocorre com frequência em ambos os sexos. O início é gradual
e aumenta a gravidade dos problemas de comportamento ao longo do tempo.
A
melhor forma de tratar uma criança com TOD, inclui Psicoterapia
infantil que abrange técnicas de manejo e modificação do comportamento,
utilizando uma abordagem coerente da disciplina e seguir com reforço
positivo de comportamentos, bem como a Análise Aplicada do Comportamento
faz.
É
muito difícil os pais lidarem com estas crianças e adolescentes, por
isso é indicado Orientação de Pais, para melhor entendê-los além de
obterem apoio e compreensão e, consequentemente receberem treinamento
acerca de habilidades de manejo desta criança.
O sucesso do tratamento requer empenho e acompanhamento em uma base regular de ambos pais e professores.
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