Translate

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Agorafobia



ROQUE THEOPHILO


É um transtorno fóbico que é muito mais de uma evitação de algo, O agorafóbico é a vítima que teme Ter perdido todos os seus suportes de segurança e desenvolve uma conduta tendente a não perder a segurança de casa.
Se nos atermos ao significado etimológico da palavra, Ágora: mercado, fobia: medo, teremos algo assim como medo aos espaços onde tem muita gente.
Isto não é muito exato, porque então concluiríamos que uma pessoa com fobia social e uma com agorafobia padeceriam do mesmo problema, o que é certo parcialmente.
A fobia social  forma parte do leque de fobias que padece um agorafóbico. Portanto, diremos que a agorafobia é um transtorno de ansiedade em que se dão um conjunto de sintomas fóbicos que determinam ao indivíduo a buscar a segurança da casa e na qual podem aparecer ataques de pânico ou não (normalmente surgem).
A agorafobia tende a desenvolver-se mais tarde que outras fobias, precisamente entre os dezoito e trinta anos e se dá mais entre as mulheres do que os homens na proporção de duas por um mais ou menos.
Inicia-se com uma crise de angústia em agrupamentos humanos  em outras palavras durante as aglomerações.
A pessoa começará a evitar estes lugares com medo que se repita a crise tornando-se cada vez maior o leque de medos que padece e, portanto, diminuindo cada vez mais sua capacidade para relacionar-se socialmente (fato compreensível se levarmos em conta que uma grande maioria de agorafóbicos apresentam fobia social) e para trabalhar.
Em principio, o medo principal são as aglomerações ou a espaços abertos, para logo estender-se aos transportes públicos, lugares fechados, distanciar-se de casa ou ficar em casa sozinho, etc.
Na pessoa com agorafobia, qualquer circunstancia estressante (fadiga, calor,frio, doença física, etc.), piora o quadro da enfermidade.
Também são freqüentes os episódios  depressivos ou de desânimo ao longo da enfermidade.
É  muito raro que a agorafobia se manifeste sem uma reação prévia de ansiedade que pode ser ansiedade generalizada ou ataques de pânico.
Normalmente, quando o paciente solicita ajuda médica, sua situação profissional e social tende a estar muito alterada  e seu estado de animo muito baixo devido a má qualidade de vida que apresenta.
O índice de regressão espontânea da enfermidade isto é sem busca de terapia ou especialista é muito pequeno e não atinge a 20%.
FONTE: http://www.psicologia.org.br/internacional/pscl21.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário