Translate

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O que é Neurologia infantil?


A Neurologia Infantil é a especialidade clínica que avalia o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e periférico (nervos) das crianças.

É o médico especialista em Neurologia Infantil (conhecido como neurologista infantil ou neuropediatra) que avalia todo o desenvolvimento da criança, do ponto de vista das suas aquisições motoras, cognitivas e de linguagem, desde o nascimento até a adolescência.

Nos últimos anos, com todos os avanços científicos nas áreas de genética molecular, exames de imagem, eletroencefalografia e bioquímica, houve uma melhora significativa na avaliação e diagnóstico dos distúrbios observados no campo da Neurologia Infantil.

Todos esses novos conhecimentos nos têm permitido maiores e melhores abordagens para as crianças com atraso global do desenvolvimento, atraso na fala, epilepsia, doenças do metabolismo e musculares, infecções cerebrais, sequelas de prematuridade e doenças genéticas neurodegenerativas.

Quando é preciso procurar um especialista em Neurologia Infantil?


Os pais de crianças acometidas de problemas neurológicos severos, seja por sequelas, traumas mecânicos ou questões genéticas e hereditárias, via de regra chegam naturalmente ao consultório de Neurologia Infantil, muitas vezes encaminhados por especialistas de outras áreas. Entretanto, crianças com problemas leves e muitas vezes imperceptíveis aos pais, ou tidos como "fase", manha ou birra, são identificadas pelos pediatras e encaminhadas por esses profissionais aos especialistas em Neurologia Infantil.

Por isso, também é importantíssimo que os pais cumpram a recomendação de, até o primeiro ano de vida, levar a criança mensalmente ao pediatra. Esse profissional também deve continuar sendo visitado periodicamente até o início da adolescência.

Como são feitas as avaliações no consultório de Neurologia Infantil?


Cabe ao neurologista infantil lançar mão de todos os recursos necessários para a realização de uma anamnese detalhada, seguida de exame físico geral e neurológico, dirigido para a idade da criança. É de fundamental importância uma conversa franca e aberta com pais ou responsáveis, explicando detalhadamente sobre possíveis diagnósticos, tratamentos, reabilitação e prognóstico, tudo a fim de otimizarmos todo o plano terapêutico e possibilitar à criança uma pronta reabilitação dentro do que estiver ao alcance da Neurologia Infantil e também de uma possível abordagem transdisciplinar, envolvendo outras áreas como fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicopedagogia, etc.

Algumas patologias frequentes nos consultórios de Neurologia Infantil:


• Dificuldade escolar;
• Dores de cabeça/cefaléia;
• Hiperatividade e déficit de atenção;
• Epilepsia;
• Paralisia cerebral;
• Doenças musculares;
• Erros inatos do metabolismo;
• Doenças degenerativas do sistema nervoso central e periférico.

FONTE: http://www.vitaclinica.com.br/neurologia-infantil.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário