Translate

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Distúrbios neurológicos e palavrões.


Um grande número de distúrbios neurológicos e emocionais pode afetar nossa habilidade de falar e nos levar a falar palavrões excessivamente. Por exemplo, pessoas com várias formas de afasia perdem a capacidade de falar ou pronunciar palavras por causa de danos ou doença em partes do cérebro responsáveis pela linguagem. 
Muitos afásicos mantêm a habilidade de produzir fala automática, que freqüentemente consiste de símbolos de conversação como "ah" e "ham". Essa fala pode incluir palavrões; em alguns casos, os pacientes não conseguem criar palavras ou frases, mas conseguem xingar.
Além disso, a habilidade de pronunciar outras palavras pode mudar e evoluir durante a recuperação, ao passo que a pronúncia e o uso de palavrões permanecem iguais.

Coprolalia é o termo médico para xingamentos incessantes e é um raro sintoma da Síndrome de Tourette. Os números publicados variam muito, mas relativamente poucas pessoas com a Síndrome de Tourette apresentam coprolalia, que atinge mais homens do que mulheres. Normalmente, aparece entre os quatro e sete anos de idade, após o início de tiques, atinge o limite na adolescência e diminui consideravelmente na fase adulta.

Estudos fizeram uma ligação entre a Síndrome de Tourette, a coprolalia e o gânglio basal do cérebro. Médicos pesquisadores começaram a desenvolver uma teoria dizendo que o mau funcionamento do gânglio basal contribui ou é responsável pela Síndrome de Tourette e pela coprolalia. A coprolalia também tem paralelos interessantes com palavrões usados diariamente: ambos tendem a ser mais usados por homens mais jovens.

FONTE: http://pessoas.hsw.uol.com.br/palavroes-e-xingamentos5.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário