Translate

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Terapia Ocupacional


De acordo com a WORLD FEDERATION OF OCCUPATION THERAPY (WFOT,2007), a Terapia Ocupacional é uma profissão na área da saúde, com base no conhecimento de que determinadas atividades podem promover a saúde e o bem-estar em todos os aspectos da vida cotidiana.
Os objetivos são: promover, desenvolver, restaurar e manter habilidades necessárias para realizar atividades diárias para evitar disfunção. Programas são desenvolvidos para facilitar o máximo uso da função para atender as demandas do trabalho, sociais, pessoais e do ambiente doméstico.
A característica essencial da Terapia Ocupacional é o envolvimento ativo das pessoas no processo terapêutico.
O Terapeuta Ocupacional é um profissional da saúde, com formação acadêmica superior, capacitado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Com formação generalista, humanística, ética, crítica e reflexiva, tem capacidade para atuar em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde e do Sistema Único da Assistência Social, compreendendo as políticas sociais como direito de cidadania, de forma a garantir a integralidade da assistência em todos os seus níveis de complexidade.
Como o Terapeuta Ocupacional trabalha?
Avaliação
O processo da Terapia Ocupacional baseia-se em avaliações iniciais e repetidas. O Terapeuta Ocupacional irá focalizar o individual, as habilidades envolvidas e problemas relacionados com as atividades de vida diária.
A avaliação inclui uso de procedimentos padronizados, entrevistas, observações em vários ambientes e entrevista com cuidadores ou familiares.
Planejamento
Os resultados da avaliação são a base do plano que inclui objetivos de tratamento de curto e longo prazo.
O planejamento deve ser relevante para o desenvolvimento de estágios, hábitos, papéis, estilo de vida e preferências de ambiente.
Intervenção
A intervenção centra-se em programas em que estão orientadas para pessoas e ambientes.
Estas são concebidas para facilitar a performance nas tarefas cotidianas e adaptação dos locais em que a pessoa trabalha, vive e socialize-se. Inclui exemplos de ensino de novas técnicas, fornecer equipamentos que facilitem a independência no cuidado pessoal, redução de barreiras ambientais e fornecendo recursos para reduzir o estresse.
Especialidades reconhecidas pelo Coffito:
A) Contextos Sociais nos termos da Resolução Coffito 366/09.
B) Saúde Coletiva nos termos da Resolução Coffito 366/09.
C) Saúde da Família nos termos da Resolução Coffito 366/09.
D) Saúde Funcional nos termos da Resolução Coffito 366/09.
E) Saúde Mental nos termos da Resolução Coffito 366/09.
Fonte: World Federation of Occupacional Therapy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário