Translate

terça-feira, 31 de julho de 2012

A importância do psicólogo



Toda e qualquer pessoa tem sua história, tem por trás de si a contribuição de inúmeros homens que, numa dimensão de tempo anterior ao tempo presente, fizeram indagações, realizaram descobertas, inventaram técnicas de vida, desenvolveram idéias, isto é, por traz de qualquer pessoa existe uma produção material ou espiritual, é buscando compreender, em profundidade, algo que compõe, hoje, o nosso mundo, significa recuperar uma história.
Isto porque o passado sempre está no presente, e o futuro também enquanto uma idéia que se tem dele no presente. Todos nós temos uma história pessoal e nos tornamos pouco compreensíveis se não recorremos a ela, bem como a nossa perspectiva de futuro para entendermos, quem somos, e por que somos de uma determinada forma, hoje.
Para compreender o comportamento do homem, suas experiências vivenciadas e percebidas, suas atitudes, suas reações, seus valores, sua grandeza, identificam-se com sua experiência. O que passou, o que sentiu, e sofreu ficam acumulados e armazenados ao longo dos tempos, isto é, exatamente, onde a PSICOLOGIA atua. Os problemas da infância, da adolescência, e da fase adulta ficam acumulados dando espaço para o surgimento das doenças psicossomáticas.
A psicologia é uma ciência jovem, e por ser jovem, a pessoa ainda desconhecem seus verdadeiros objetivos. Muitas pessoas poderiam ser beneficiadas, profissionalmente e socialmente, por um maior conhecimento em psicologia. Os médicos compreenderiam melhores seus pacientes se conhecessem os princípios da Psicologia Clínica.
Os empresários e homens de negócios, lucrariam muito com a introdução de melhores condições de VIDA e de SAUDE aos seus funcionários. Professores, enfermeiras (os), assistentes sociais e Pais seriam mais eficientes em seus trabalhos, se conhecessem os fundamentos da Psicologia Clínica e da Psicologia do Desenvolvimento.
Todos nós cidadãos e cidadã lucraríamos em conhecer ás várias técnicas usadas pelos Psicólogos para melhorar a qualidade de vida, e, conseqüentemente aprender a CONHECER melhor o valor de seu comportamento humano em geral, de modo a podermos melhorar a compreensão de nós mesmos e dos outros.
Através do conhecimento da Psicologia, descobrimos a natureza da inteligência, da motivação, das emoções, da aprendizagem, do pensamento e da personalidade como um todo. Aprendemos como indivíduos diferem uns dos outros sob todos esses aspectos. Descobrimos como a hereditariedade e o ambiente trabalham juntos para produzir as características humanas e o comportamento, vislumbrando muitas influências que entram na formação da personalidade.
Deste modo, a Psicologia está presente na vida e no modo de viver de todos os seres humanos. Somente através de tal compreensão da natureza humana, poderá vir à capacidade para dirigir, subsidiar e melhorar o comportamento humano em todas as dimensões: Física- Social - Emocional – Intelectual – Espiritual e Moral.
Fonte: http://www.brejo.com/colunistas/wmview.php?ArtID=155

Nenhum comentário:

Postar um comentário