Translate

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Folie à deux

Folie à deux ("Loucura a dois" em francês, pronuncia-se: foli-à-dâ) é uma sintomatologia psicopatológica na qual sintomas psicóticos são compartilhados por duas pessoas, geralmente da mesma família ou próximas. Quando a família tem um estrutura psicótica pode ser chamada de folie en famille. No CID 10 é classificado como um "Transtorno psicótico induzido"(F24) na sub-categoria transtorno esquizotípico (F20 a 30). E no DSM é classificado como "Transtorno psicótico compartilhado". Esse termo deve ser usado para descrever a relação psicopatológica independente dos diagnósticos individuais dos envolvidos. 

Características
Pode ser necessário separar os envolvidos durante o tratamento para prevenir que eles reforcem os comportamentos inadequados entre si. Quando o transtorno está sendo induzido por um psicótico (chamado de primário) em uma ou mais pessoas vulneráveis, porém com boa capacidade de interpretação da realidade social, os sintomas das vítimas tendem a desaparecer apenas com terapia, sem a necessidade de medicamentos.
É mais frequente em famílias que vivam juntas (principalmente pais e filhos próximos) pelos fatores genéticos, ambientais, interpessoais, sociais e culturais compartilhados entre eles e envolvidos na formação de uma psicose.
Adolescentes e adultos jovens são mais vulneráveis a psicoses. Ileno Costa e Isalena Carvalho (2007) defendem que toda psicose é resultado de um adoecimento da estrutura familiar e da própria sociedade sendo protagonizada por indivíduos vulneráveis. E a possibilidade de compartilhar sintomas psiquiátricos mesmo em pessoas sem genética reforça a importância que o psicológico, a sociedade e o ambiente tem sobre os indivíduos em oposição ao modelo tradicional que considerava a psicose como uma doença apenas genética.
Classificações
Pode ocorrer por imposição em uma relação de poder (Folie imposée) quando uma pessoa impões crenças altamente prejudiciais, inadequadas e socialmente não-compartilhadas (ex: religiões novas, teorias de conspiração...) para uma ou mais pessoas vulneráveis ou ambos podem ter transtornos psicóticos e compartilharem suas crenças entre si (Folie simultanée), influenciando o comportamento um do outro.
Quando envolve mais de duas pessoas pode ser chamada de folie à tróis (loucura a três), folie à quatre (loucura a quatro) ou folie à plusieurs (loucura de muitos). E possível que alguns cultos radicais extremistas, suicídios em massa e teoristas de conspiração possam ser casos de folie à plusieurs.

Referências

  1. Berrios G E (1998) Folie à deux (by W W Ireland). Classic Text Nº 35. History of Psychiatry 9: 383-395
  2. Teixeira, Paulo José Ribeiro; Araújo, Glauco Corrêa; Rocha, Fábio Lopes. Folie à deux: Revisáo crìtica da literatura J. bras. psiquiatr;41(2):61-5, mar. 1992.
  3. Maharaj, K. M; Hutchinson, Gerald A. Shared-induced paranoid disorder Folie a deux between mother and son. West Indian med. j;41(4):162-3, Dec. 1992.
  4. CARVALHO, Isalena Santos; COSTA, Ileno Izídio e BUCHER-MALUSCHKE, Júlia S. N. F.. Psicose e Sociedade: interseções necessárias para a compreensão da crise. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2007, vol.7, n.1 [citado 2011-04-06], pp. 163-189 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-61482007000100010&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1518-6148.
  5. Journal of Nervous and Mental Disorders, 1956, Vol 124: 451-459

Nenhum comentário:

Postar um comentário