Translate

domingo, 8 de julho de 2012

Tipos de amnésia



TIPOS DE AMNÉSIA
Amnésia retrógrada
Nesta outra forma de amnésia ocorre o inverso da amnésia anterógrada, porque a pessoa consegue se lembrar de eventos posteriores ao trauma, mas não consegue se lembrar de eventos anteriores podendo ser a dias ou semanas.

Tipos de amnésia

Existem vários tipos de amnésia. Abaixo estão listados alguns deles:
  • Amnésia global transitória;
  • Amnésia psicogênica;
  • Síndrome de Korsakoff;
  • Apagão humano.

Amnésia global transitória

Nessa situação a amnésia dura algumas horas, não ultrapassando um dia, e a recuperação é completa. O indivíduo tem comportamento normal, porém não retém nenhuma informação durante o episódio, ou seja, tem amnésia anterógrada completa, permanecendo uma lacuna na memória dessa pessoa depois da recuperação. A causa desse problema não está, ainda, totalmente esclarecida, parecendo estar ligada à isquemia transitória afetando as partes internas do lobo temporal. Essa patologia tem curso benigno, sendo excepcional um segundo episódio.

Amnésia psicogênica

A amnésia psicogênica é uma amnésia temporária que ocorre devido a traumas psicológicos e pode ser tanto anterógrada(dificuldade para se lembrar de fatos recentes) quanto retrógrada(dificuldade para se lembrar de fatos anteriores ao trauma), a memória quase sempre volta dias após do começo da amnésia, em raros casos, o paciente perde a memória de alguns "trechos" de sua vida permanentemente. Em alguns casos, fotos e figuras ou até mesmo ilustrações podem ajudar com que o paciente se lembre de certos fatos, ou até mesmo evitar a sua perda.

Síndrome de Korsakoff

A síndrome de Korsakoff é uma encefalopatia e é um tipo de amnésia grave, a principal causa é o alcoolismo, o que causa a falta de Vitamina B1 (tiamina) no cérebro, e esse é o motivo pelo qual a síndrome ocorre; seus sintomas podem ser a incapacidade de reter novos acontecimentos na memória. Por exemplo, a pessoa consegue fazer exercícios que tinha aprendido antes da doença mas não conseguem aprender a fazer nenhum exercício novo. Quando é causada pelo alcoolismo, seus sintomas são basicamente neurológicos (movimentos descoordenados, perda de sensação dos dedos das mãos e dos pés).

Amnésia Alcoólica

Nesse tipo a pessoa apresenta amnésia sem a perda da consciência. A pessoa alcoolizada conversa e pode fazer exercícios físicos normalmente, mas quando o efeito da bebida alcoólica passar não se lembrará de nada que ocorreu durante o momento em que esta pessoa estava alcoolizada. Esse tipo de amnésia ocorre principalmente em pessoas que bebem excessivamente bebidas alcoólicas ou em pessoas que bebem socialmente, ou não bebem e beberam bebidas alcoólicas excessivamente, essa síndrome tem efeito maior quando a pessoa alcoolizada está com muita fome/sede ou bebeu rápido demais.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é necessário se existiram traumas ou enfermidades na região do cérebro recentemente e, caso tenha ocorrido, é recomendável consultar um médico para diagnosticar a doença; o tratamento depende da causa e do tipo de amnésia, geralmente sendo tratamentos que auxiliem o paciente a lidar os distúrbios na memória. A amnésia global transitória pode ser apenas temporárias não havendo sequelas ou perda permanente de memória, mas outros tipos de amnésia (causadas por graves traumas cerebrais e etc.), podem ser permanentes.

Prevenção

A prevenção da amnésia é, basicamente, evitar traumas na região do cérebro.
Algumas dicas para prevenção da amnésia:
  • Usar capacete ao andar de moto, usar cinto de segurança ao dirigir automóveis (evitando traumas físicos);
  • Evitar beber bebidas alcoólicas e não usar drogas;
  • Tratar rapidamente enfermidades cerebrais para amenizar danos.
  • FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário