Translate

quinta-feira, 29 de junho de 2023

MÃES NEURODIVERGENTES: ELAS EXISTEM E PRECISAM DE ATENÇÃO!

 

                                                         Psicóloga Noely Correa

 No dia 27.06.2023, ás 20:00 ocorreu um bate papo entre as Psicólogas Ana Mira Praseres e Noely Correa sobre MÃES NEURODIVERGENTES: ELAS EXISTEM E PRECISAM DE ATENÇÃO. Esse tema foi pensado e organizado pela profissional Noely Correa baseada na sua própria experiência de maternidade neurodivergente. Durante a live a profissional Ana Mira mediou o diálogo com muita sabedoria e empatia, o que tornou um momento prazeroso e de conexão entre as partes.

 No curso da live Ana inicia com o pedido de apresentação da entrevista. Aonde se apresentou dizendo seu nome, estado civil, quantidade de filhos, escolaridade e filiação.

R. Noely Corrêa, 53 anos, 1ª filha de uma prole de 8 filhos. A primeira a graduar no ensino superior e que gosta de empreender.

 Ana: Conheço um pouco da sua história de vida, mas fale para nós quando começou sua experiência como cuidadora e mãe neurodivergente.

Noely: Minha experiência como cuidadora se inicia ainda na infância pois cuidava de meus irmãos para meus pais trabalharem e simultaneamente a isso já lidava mesmo sem saber dos sintomas de Esquizofrenia do meu pai. Tudo isso era difícil, mas entendia que tinha que ajudar minha mãe para que fosse possível ela trazer o sustento para casa. Após esse período já no início da minha adolescência comecei a namorar meu atual marido, o qual tornou-se meu esposo e companheiro há 39 anos tivemos cinco filhos e a nossa quinta (5ª) filha de uma prole de cinco nasceu com paralisia cerebral. A qual tem 29 anos e assim começou minha experiência como cuidadora.

Ana: Diante de tudo isso que você relatou, que dica você deixa para essa mãe que ainda está no processo de aceitação dessa nova experiência, que é ser contemplado com um filho especial?

Noely: Costumo dizer que o primeiro passo é dá tempo ao tempo devido tudo ser novo e desafiador gera medo, angustia, tristeza. A desregulação emocional é constante, mas os pais vão se fortalecendo e ganhando segurança e coragem para seguir. Até porque essa dor que atravessam os pais é transformada em amor. Outra dica é persistir com a estimulação das crianças esse processo é fundamental para que as crianças ganhem independência e diminua a lida diária dos responsáveis.

Ana: O diagnóstico costuma ser desafiador para todos os membros da família, principalmente para os mais próximos. Como você lida com essa experiência?

Noely: O diagnóstico é desafiador principalmente quando o médico confirma as impressões e resultados das pesquisas feitas pelos os profissionais da equipe multidisciplinar. Neste momento paira um silencio ensurdecedor e isso (dói) e leva tempo para os pais se acostumarem e sempre quem é mais forte para enfrentar a caminha sem fim é a mãe. Muitas mães são até abandonadas pelos seus companheiros por não aceitarem o diagnóstico de seus filhos. O que dificulta e torna – se mais complexo a realidade dessa mãe, a qual terá que lidar com as nuances que envolve o cuidado em todos os aspectos que vai desde o cuidado com a saúde, com as terapias, hospitalizações e assim por diante.

Ana: Diante tantos desafios enfrentados por você e outros pais que sabemos que vivem essa experiência. Quais sentimentos. Quais sentimentos limitam a pratica do autocuidado?

Noely: Os sentimentos limitantes são muitos como medo, insegurança, tristeza, angustia, culpa e assim por diante.

Ana: Noely já caminhamos para o fim da nossa live. Deixe aqui para nós como você conseguiu superar essas dificuldades?

Noely: Bem tudo começo através do conhecimento quando eu percebi que minha filha ia precisar de mim para o resto da vida, eu decidir a imergir nos estudos e busquei me focar nas áreas que viriam me trazer conhecimentos para me ajudar na lida diária com minha filha. Já que ela não teve condições de estudar, se locomover etc. Quando ela nasceu, eu estava terminando o ensino médio e simetricamente ao trabalho, estudo eu cuidava dela pois era difícil encontrar alguém que quisessem ficar com ela para que eu pudesse buscar meus ideais, apesar do pai me ajudar muito, ele não tinha muito tempo devido o serviço militar que exercia, mas entre serviços e folgas o pai me ajudava no que podia e até hoje é assim. Então nesse processo eu sempre contei com auxilio paterno e dos irmãos. E assim fui estudando. Após 09 anos depois de ter terminado ensino médio início a graduação de Pedagogia e desde então não parei de estudar. Me especializei em Educação Especial, Neuropsicopedagogia, Psicopedagogia e depois inicie a graduação de Psicologia, o processo de formação foi árdua, mas com muito esforço conseguir terminar e assim que terminei psicologia iniciei mais uma pôs graduação em Análise do Comportamento Aplicada – ABA, Terapia Cognitivo Comportamental e atualmente estou encerrando Neuropsicogia. Desde que me formei em Pedagogia trabalho com crianças neurodivergente nas salas do (AEE), trabalhei pouco tempo nas classes de ensino regular das antigas séries iniciais. Atualmente atuo como Psicóloga clínica Infantil nos seguintes nichos: autismo, dificuldade de aprendizagens e transtornos mentais. Assim me reinventei para me manter forte para continuar minha missão de ser mãe.

                                         Psicóloga Ana Maria Praseres
 

Ana: quando você decidiu cuidar mais um pouco de você?

Noely: Após passar por um processo de psicoterapia. Esse momento foi um divisor de águas na minha vida. A partir daí entendi que era possível tirar um tempinho para ir à academia, fazer aula de dança, atividade essa que gosto muito de praticar (dança de salão e zumba). E com essas estratégias fui diminuído o estresse, as dores musculares que sentia, dor no peito da angustia que sofria todos os dias, gastrite melhorou nunca mais tive crise, mas como tudo não são flores fiquei com a pressão alta, da qual faço controle.

Ana: Noely, quais eram seus robbs antes de casar e depois que se tornou mãe neurodivergente?

Noely: quando solteira eu gostava de ouvi música e dançar, ler romances e assistir o programa do Monteiro lobato (Sítio do Pica-Pau -  amarelo). Atualmente gosto de estudar, ler muito literaturas cientificas relacionadas a neurociência, dançar (dança de salão e zumba), apreciar a natureza, tomar banho de rio.

Ana: que mensagem você deixa para as mães que ainda estão no processo de negação do quadro clinico de seus filhos?

Noely: a saída é enfrentar e ir em busca de um diagnóstico para poder iniciar estimulação adequado, o mais cedo possível para que seja possível que essa criança se desenvolva suas    habilidades antes das poldas neurais (momento certo de aprendizagem).

Se tem pouco recuso busque atendimento nos órgãos públicos geralmente nessas instituições existem atendimento infantil destinados a um diagnóstico precoce (cedo). E que as famílias se unam para cuidar da criança que vai precisar de carinho, atenção, empatia constante e simultaneamente procure ficar a bem fazer algo por você.

FEEDBACKS IMPORTANTES:

Relato copiado na integra do WhatsApp de uma participante:

“A live foi muito boa, muitas pessoas não sabem como cuidar. E como você trouxe o assunto a partir de sua experiência ficou fácil de entender todo o processo da prática do autocuidado sem culpa.

(Izamara)

“Foi muito boa a sua live, é um assunto muito interessante, mas sugiro que você aborde como esses pais podem buscar ajuda de forma gratuita para ter acesso num diagnostico”.

(Josete)

“ Verdade, geralmente são as mães que levam as crianças as terapias”.

(Eloisa)

Quer saber mais sobre o assunto me siga lá no Instagram:psiconoelycorrea ou entre em contato (96)991680249.

Autora: Noely Correa Souza Pereira.


 

 

 

3 comentários:

  1. Foi um momento de muito esclarecimento, e aprendizado!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns D noely vc merece tudo sucesso e conquiste o mundo 🌎 ❤💋

    ResponderExcluir
  3. Parabéns D noely vc merece muito e conquiete o mundo 🌎 ❤💋

    ResponderExcluir