Translate

terça-feira, 25 de junho de 2013

Alotriofagia ou Mal de Pica

 
A pica, também conhecida como alotriofagia ou alotriogeusia, é uma afecção rara entre seres humanos, de apetite por coisas ou substâncias não alimentares (isto é, solo/terra, moedas, carvão, giz, tecido, etc.) ou uma vontade anormal de ingerir produtos considerados ingredientes de alimentos, como diversos tipos de farinha, de tuberosas cruas (como batatas), amidos (por exemplo de milho ou de mandioca), etc.
Para que tais hábitos sejam considerados pica, é preciso que persistam pelo menos um mês durante um período de vida quando não se considera normal, dentro do quadro de desenvolvimento humano, utilizar a boca para explorar e ingerir coisas como barro, excremento, brinquedos, solo, botões, pedrinhas, etc., como o fazem freqüentemente as crianças menores.
O nome pica vem do latim e significa pega, um pássaro do hemisfério norte conhecido por comer quase tudo o que encontra pela frente. A pica pode ser observada em todas as idades, mas especialmente em mulheres grávidas e em meninos e meninas, mas especialmente em crianças sofrendo dificuldades no desenvolvimento infantil normal.
Em certas partes do mundo, como nos Estados Unidos, mais notavelmente no passado, entre a população escrava, e outros segmentos pobres da população, mas também no Brasil, na África (especialmente em regiões de Moçambique), na Arábia Saudita (entre mulheres grávidas jovens) e tradicionalmente em certas partes da China, o consumo de solo faz parte de costumes e tradições para satisfazer certas deficiências físicas (i.e. em casos de anemia grave).
Em outras palavras, nesses casos se trata de uma forma de restauração da saúde de indivíduos membros da sociedade em certos períodos específicos de suas vidas. Nesses casos o consenso parece indicar que não se trata especificamente de transtorno de pica.
Medicamentos e vitaminas podem reverter a pica mas em muitos casos o tratamento exige considerações psicológicas, ambientais, etc. Em alguns casos uma leve terapia de aversão tem servido para modificar o quadro de pacientes sofrendo dessa condição.

Tipos de pica

Nenhum comentário:

Postar um comentário