Translate

domingo, 2 de junho de 2013

Estresse no trabalho


Horas gastas no trânsito até a empresa, orçamentos, reuniões, demandas dos clientes e prazos: o trabalho pode ser uma grande fonte de estresse para a maioria das pessoas. De acordo com pesquisa recente do site CareerBuilder, 77% dos profissionais dizem estar às vezes ou quase sempre à beira de uma ataque de nervos em seus empregos.
Mas como saber se o problema realmente vale o estresse? O site de carreira mostrou as principais causas de preocupação para a maioria dos profissionais, como lidar com tais mazelas e, de quebra, ter um bom desempenho no trabalho:
O tempo nunca é suficiente - Os trabalhadores são obrigados a fazer muita coisa em um curto espaço de tempo: reuniões, cumprimentos de prazos, dar conta de uma agenda lotada de compromissos, levar trabalho para casa e checar telefonemas e e-mails. Se você sente que não tem tempo suficiente para dar conta de suas tarefas, é preciso observar algumas regras. Em primeiro lugar, organize suas responsabilidades no trabalho, bem como fora dele. Verifique quais são as suas prioridades, seja em projetos de trabalho, passar mais tempo com a família, ir à academia regularmente, ou simplesmente ser capaz de deixar o trabalho no trabalho. Em seguida, organize sua agenda para trabalhar seus pontos fortes. Você tem mais energia no início do dia de trabalho ou no final do dia? Programe suas principais tarefas para o período do dia em que você tem mais tempo e energia. Se você costuma diminuir seu ritmo na parte da tarde ou no final do dia, esta é a melhor hora para enfrentar tarefas menores, como responder e-mails, ou resolver problemas mais rotineiros.
Se sua lista de responsabilidades está indo além do que diz respeito a seu cargo, é hora de ter uma conversinha com o chefe. Delineie claramente quais são suas responsabilidades, e onde você extrapola, ajudando outros colegas, por exemplo. Se você está feliz com a carga de trabalho, este poder ser o momento para pedir uma promoção.
Preocupações financeiras - Uma das maiores preocupações de trabalhadores são os problemas financeiros, sejam os próprios ou os da empresa. E com a lenta recuperação econômica em muitos países, não só nos Estados Unidos, muitas companhias e famílias estão tendo que fazer mais com menos. No entanto, não se pode deixar que os problemas com dinheiro virem uma nuvem negra sob sua cabeça. A chave para vencer o estresse é encontrar maneiras de gerenciar a situação e optar por soluções.
Se você está preocupado com o fato de que a sua empresa está em perigo, tente encontrar áreas onde possa fazer cortes. Veja também se há maneiras de melhorar a produtividade, como investir em treinamentos ou novas tecnologias.
Se as suas preocupações financeiras são pessoais, reserve um tempo para organizar o seu orçamento. Veja o quanto você teria que ganhar para fazer face às despesas, ou se seu salário é suficiente para começar a poupar ou pagar grandes contas.
Múltiplas fontes de estresse - Às vezes, pequenas doses de estresse de diferentes áreas no emprego ou na vida pode criar um sentimento avassalador que estraga qualquer sentimento de produtividade e felicidade no trabalho. Se este for o caso, faça uma lista do que desencadeia o estresse ou preocupações durante todo o dia. Ao identificar as fontes, você pode começar a procurar soluções. Confira essas dicas e aprenda a gerenciar o estresse no trabalho:
— Mantenha uma agenda atualizada, com a lista das tarefas a serem cumpridas para não perder prazos ou compromissos.
— Contorne a fadiga com algumas pausas, seja em sua mesa ou em outro local da empresa, nem que seja por alguns instantes. Isso ajudará a repor sua energia, mental e corporal.
— Exercite-se regularmente, durma o suficiente e coma alimentos que mantêm o seu corpo satisfeito e cheio de energia.
— Busque hobbies e outros interesses, como sair com os amigos e ir ao cinema, para mantê-lo afastado das questões relacionadas com o trabalho.
FONTE:  http://oglobo.globo.com/emprego/como-minimizar-estresse-no-trabalho-8229512
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário