Translate

terça-feira, 4 de junho de 2013

Veja dicas de como ter a mente sã

 
 
Embora as pessoas sempre estejam atentas para a saúde do corpo, a saúde mental deve ter tanta importância quanto à física. Tristeza, mau-humor e ansiedade, entre outros sentimentos e estados indesejáveis, fazem parte do dia-a-dia de todo mortal.

Cuidar da saúde mental é uma forma de buscar conviver melhor com eles e de se prevenir de distúrbios mais sérios. Mal-estar mental designa um estado que não apenas incomoda, mas que interfere na vida do sujeito e dos que estão em volta.

É um tipo de desordem psicológica que, ao lado de patologias como a esquizofrenia, constitui um dos mais sérios problemas de saúde pública -atinge cerca de 23% das pessoas. É possível - e recomendável- se prevenir do mal-estar mental.

Evitar que a morte de alguém querido ou a falta de dinheiro, por exemplo, vire um monstro difícil de ser combatido. Uma das medidas é realizar atividades de lazer da qual se goste muito. Vale cinema, leitura, caminhada. Não importa o que, desde que haja prazer.

Parar para refletir sobre as tensões internas e externas é importante. "A pessoa fica o tempo todo "ligada", a mente sente-se mal com isso. É preciso arrumar um jeito de colocar o cérebro em ponto morto para refletir sobre o que está ocorrendo", diz o psiquiatra Jair Mari, da Unifesp.

Aliás, isolar-se para refletir é um comportamento mais comum entre homens do que entre mulheres. E, nessa busca de tempo para reflexão, o espaço deve ser valorizado. Reserve, ainda que por alguns momentos do dia, uma área da casa só para si, que seja aconchegante.

Namorar é outro santo remédio: a sensação de amar traz um bem-estar que alivia muito as tensões mentais. Gostar do trabalho que faz é outra condição fundamental.

Mais uma medida salutar: ver o lado positivo dos fatos e dos outros. Exercício físico alivia tensões mentais? Sim, desde que não vire uma obsessão.

Sobre medidas que contribuem para a saúde mental, A arte pode ser muito útil para se perceber internamente, pois a pessoa se sensibiliza.
 
FONTE: http://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2010/08/07/554-saude-mental

Nenhum comentário:

Postar um comentário