Translate

domingo, 9 de junho de 2013

Obama quer ajuda de Hollywood para reduzir preconceito contra doenças mentais


Agência O Globo


O presidente Barack Obama recorreu à ajuda da atriz Glenn Close e de especialistas em doenças mentais para pensar em estratégias que ajudem a divulgar informações sobre o assunto. Um dos objetivos é incluir a discussão na indústria de Hollywood.

Nesta segunda-feira, a estrela do seriado "Damages" se reúne na Casa Branca com o vice-presidente americano Joe Biden, a secretária de Saúde Kathleen Sebelius, o secretário de Educação Arne Duncan e o presidente da Associação Nacional de Emissoras, Gordon Smith. Em pauta, acabar com os estigmas em torno de problemas mentais e incentivar as pessoas a buscar tratamento.

Close fundou a ONG Bring Change 2 Mind (Traga mudanças à mente, em tradução livre). Sua irmã tentou se matar várias vezes antes de ser diagnosticada com transtorno bipolar. Além disso, o sobrinho dela foi diagnosticado com transtorno esquizoafetivo.

Já o ex-senador Gordon Smith escreveu sobre o suicídio do filho aos 22 anos no livro Remembering Garrett: One family's battle with a child's depression (Em memória de Garret: A batalha de uma família contra a depressão de um filho, em tradução livre). No Congresso, Smith ajudou a criar medidas contra o suicídio de jovens.

Entidades relacionadas à produção audiovisual vão fornecer ferramentas para que produtores de cinema e televisão retratem com mais precisão os desafios enfrentados por pessoas com doenças mentais.

"A mídia e os profissionais de entretenimento podem ter um papel importante no entendimento público de doenças mentais", acredita Brian Dyak, presidente do Conselho das Indústrias de Entretenimento. "Descrições imprecisas de indivíduos com esse problema podem potencializar a discriminação."

"A conferência vai reunir pessoas de todo o país, incluindo representantes do governo, autoridades de saúde, educadores e líderes espirituais para discutir como podemos trabalhar juntos para reduzir o estigma e ajudar milhões de americanos que lutam contra problemas mentais a entender a importância de procurar ajuda", explicou a Casa Branca, em comunicado. As informações são do Hollywood Reporter.

FONTE: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2013/06/04/internas_viver,442838/obama-quer-ajuda-de-hollywood-para-reduzir-preconceito-contra-doencas-mentais.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário