Translate

sexta-feira, 30 de junho de 2023

Conheça a Névoa Cerebral.

 


“Brain fog” ou “névoa cerebral” é um termo utilizado para descrever uma série de sintomas relatados por pessoas que tiveram covid-19. Sensação de lentidão, cansaço mental, dificuldade de se concentrar ou de aprender novas tarefas, alterações na memória, entre outros. Especula-se que as modificações ligadas ao desenvolvimento de transtornos mentais e ao brain fog sejam as mesmas, mas com uma diferença. 

“No caso do brain fog, essas alterações podem estar relacionadas a um agravo causado pela própria síndrome respiratória aguda, causando redução do suprimento de oxigênio às áreas específicas cerebrais relacionadas à cognição.

A jornalista Adriana de Oliveira, 48, é uma das milhares que identificou uma piora cognitiva após a infecção pelo Sars-Cov-2. Seus sintomas foram moderados, e ela chegou a duvidar do diagnóstico de covid-19 no início, uma vez que não apresentou tosse ou febre. Mas, quando perdeu o olfato e o paladar, teve certeza: precisava fazer um teste. O resultado infelizmente foi positivo. 

“Não conseguia andar da sala até a cozinha sem sentir um cansaço absurdo. Os calafrios vinham de repente, e sentia uma dor de cabeça fortíssima, que nunca havia tido na vida, que não passava nem com vários analgésicos. Fiquei de cama 12 dias”, relembra Adriana. 

Ao final da recuperação, ela notou que alguns sintomas não haviam ido embora. 

“O cansaço persiste até hoje, e tenho muitas crises de pânico, que antes eu não tinha. Virei uma pessoa esquecida, tenho muitos lapsos de memória que me deixam nervosa, pois esqueço desde coisas simples até acontecimentos importantes da minha vida”, desabafa.
FONTE:https://drauziovarella.uol.com.br/coronavirus/neurocovid-conheca-os-efeitos-psiquiatricos-e-cognitivos-da-covid-longa/

Um comentário:

  1. Excelente texto. A Covid_19 deixou muitas sequelas nas pessoas.

    ResponderExcluir