Translate

sábado, 4 de agosto de 2012

A Importância da Enfermagem no Campo da Saúde Mental


O estudo da Enfermagem em Saúde Mental é de certo modo fascinante, uma vez que, por vezes, nos leva a reflexões sobre nossos comportamentos. Em muitas situações pode-se perceber a tentativa de acadêmicos de enfermagem em identificar sinais e sintomas das “doenças mentais” em seu próprio organismo (MURTA, 2009).
            Murta (2009) ressalta que “cada vez mais, o conhecimento em saúde mental torna-se necessários a todos os profissionais da área da saúde, principalmente para a enfermagem, pois hoje, com todas as mudanças ocorridas no cenário atual das Políticas de Saúde Mental Nacional e Internacional vivencia-se uma realidade diferente de algumas décadas atrás, em que o doente mental, não está único e exclusivamente dentro dos hospitais especializados em psiquiatria, mas sim, ocupam todos os serviços de saúde instituídos na comunidade”.
            O campo de trabalho da enfermagem se expande e seu significado torna-se notável. Sabe-se que cabe a ela o cuidado e a promoção da ressocialização de cada pessoa, respeitando sua subjetividade. Para efetivação do seu trabalho, o profissional pode desenvolver atividades junto ao portador de transtorno mental, famílias e comunidade, contribuindo para um convívio mais saudável na sociedade.
            Os enfermeiros, enquanto profissionais de saúde, devem munir-se de instrumentos que possibilitem melhor entendimento sobre a saúde mental, o que permitirá adequar os cuidados básicos, para planejar e implementar ações direcionadas aos portadores de transtorno mental, visando à melhoria da qualidade da assistência em nível comunitário, contribuindo para discussões desta temática, em nível nacional.

 
REFERÊNCIAS
MURTA, G. F. Saberes e Praticas: Guia para Ensino e Aprendizado de enfermagem. 5.ed. atual e rev. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2009. (serie curso de enfermagem. p.305 a 323.
fonte: http://laesam.blogspot.com.br/2011/01/importancia-da-enfermagem-no-campo-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário