Translate

terça-feira, 15 de maio de 2012

TRANSTORNOS SEXUAIS OU PARAFILIAS


Podemos dizer que as parafilias ou transtornos de preferência sexual são distúrbios diretamente relacionados à "escolha" do objeto sexual. Na definição do objeto sexual, a pessoa acaba fixando-se ou num determinado comportamento ou fantasia relacionado com qualquer outra coisa que não um outro ser humano.
Se pensarmos que fantasias sexuais todos temos, mas elas ocupam uma pequena parte de nossas atividades sexuais;
Nas parafilias, o ato sexual em si perde a importância tanto para o objeto, quanto para a fantasia.
Um dado importante, é que a quase totalidade das parafilias se dá em homens, muitas vezes heterossexuais.
Abaixo, segue (resumidamente) alguns transtornos de preferência sexual.
FETICHISMO:
Uso, ou fantasias de uso, de objetos inanimados com a finalidade de estímulo para a realização sexual; como por exemplo, meias ou luvas . Foco parafílico no Fetichismo envolve o uso de objetos inanimados ("fetiches").
Entre os objetos de fetiche mais comuns estão calcinhas, soutiens, meias, sapatos, botas ou outras peças do vestuário feminino.
O indivíduo com Fetichismo freqüentemente se masturba enquanto segura, esfrega ou cheira o objeto do fetiche ou pode pedir que o parceiro sexual use o objeto durante seus encontros sexuais.
EXIBICIONISMO:
Exposição da genitália a estranhos, com o intuito de chocar. Exibicionismo envolve a exposição dos próprios genitais a um estranho O início em geral ocorre antes dos 18 anos, embora possa começar mais tarde.
Geralmente é um homem heterossexual, muitas vezes casado e com uma vida sexual ativa. O foco parafílico no Exibicionismo envolve a exposição dos próprios genitais a um estranho.
PEDOFILIA
Preferência sexual por crianças pré-puberes ou no início da puberdade. Alguns autores estabelecem uma idade máxima de treze anos para a caracterização de pedofilia. O interesse pode ser por meninas, meninos, ou ambos.
O foco parafílico da Pedofilia envolve atividade sexual com uma criança pré-púbere.
Alguns preferem meninos, outros sentem maior atração por meninas, e outros são excitados tanto por meninos quanto por meninas.
Os indivíduos podem limitar suas atividades a seus próprios filhos, filhos adotivos ou parentes, ou vitimar crianças de fora de suas famílias.
Alguns indivíduos com Pedofilia ameaçam a criança para evitar a revelação de seus atos. O transtorno geralmente começa na adolescência, embora alguns indivíduos com Pedofilia relatem não terem sentido atração por crianças até a meia-idade.
FONTE: APOSTILA SENAC SAÚDE - AP.




Nenhum comentário:

Postar um comentário