Relatos da vivência do trabalho em equipe
Foram classificados neste grupo 12 artigos, 50% do total selecionado, que descreviam ou relatavam a experiência do trabalho em equipe. Para melhor ilustrar os achados e facilitar a compreensão dos leitores, separamos em dois sub-grupos a) A relação da equipe com a própria equipe e b) A relação da equipe com a clientela atendida.
a) A relação da equipe com a própria equipe
Os artigos incluídos neste sub-grupo evidenciam as dificuldades do trabalho em equipe e a falta de preparo dos profissionais em relação a essa estratégia de trabalho. O relacionamento entre os profissionais foi considerado fator que dificulta uma ação mais integrada e o respeito e a comunicação efetiva foram destacados como ferramentas para amenizar os conflitos.
Outro aspecto presente foi a questão do trabalho interdisciplinar considerado essencial para melhor aproveitamento do potencial das pessoas que fazem parte da equipe . A intensidade das trocas entre os profissionais e o grau de relação real entre as disciplinas, durante o entendimento e resolução dos problemas é que caracterizam a interdisciplinaridade. As trocas de idéias, de informações e o despertar para uma visão crítica favorecem um trabalho integrado.
Por outro lado, as dificuldades no relacionamento e os conflitos deles decorrentes são para a equipe multi e interdisciplinar elementos restritivos e mobilizadores de muita insegurança e insatisfação. A complexidade das redes de relações presentes nesse campo pode trazer dificuldades de captar e compreender as relações que se estabelecem entre os vários poderes-saberes.
b) A relação da equipe com a clientela atendida
É unânime a afirmação de que o trabalho em equipe traz benefícios tanto para a equipe quanto para a clientela atendida. O bom relacionamento interno na equipe e a coesão geram um clima de confiança capaz de influenciar a assistência prestada. Assim, a comunicação truncada e ineficaz no interior da equipe pode motivar conflitos que interferem diretamente no modo como esta atende a clientela.
A coesão da equipe e seu preparo psicológico para a prestação da assistência são fundamentais para criar um ambiente de trabalho agradável, facilitar o convívio e o restabelecimento da saúde. A confiança nesse sentido é a base para a promoção do bom relacionamento profissional-cliente.
As reuniões multidisciplinares são apontadas como espaço privilegiado para a troca de informações e conhecimento que ao favorecerem o crescimento e desenvolvimento dos profissionais, o que inevitavelmente interfere na qualidade do atendimento
Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672005000200015. Acessado em 18 de agosto de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário