Translate

quinta-feira, 29 de março de 2012

PSICOSE PUERPERAL


Embora os transtornos mentais causem pouco mais de 1% da mortalidade, são responsáveis por mais de 12% da incapacidade decorrente de doenças. Esse porcentual aumenta para 23% em países desenvolvidos. Das dez principais causas de incapacitação, cinco delas são transtornos psiquiátricos.
Na idade adulta emergem grandes diferenças entre homem e mulheres em relação aos transtornos mentais. A mulher apresenta vulnerabilidade marcante a sintomas ansiosos e depressivos, especialmente associados ao período reprodutivo. A depressão é, comprovadamente, a doença que mais causa incapacitação em mulheres, tanto em países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento.
Vários estudos epidemiológicos têm demonstrado diferenças de gênero na incidência, prevalência e curso de transtornos mentais e do comportamento. Mulheres apresentam maiores taxas de prevalência de transtornos de ansiedade e do humor que homens, enquanto estes apresentam maior prevalência de transtornos associativos ao uso de substâncias psicoativas, incluindo álcool, transtornos de personalidade anti-social e esquizotípica, transtornos do controle de impulsos e de déficit de atenção e hiperatividade na infância e na vida adulta.
Nos transtornos cuja prevalência é semelhante em homens e mulheres, são observadas diferenças na idade de início, perfil sintomatológico e resposta ao tratamento. Têm, ainda, sido identificados diferentes padrões de comorbidade psiquiátrica e psiquiátrico-física em mulheres e homens.
Sendo assim, tanto em amostras clínicas como em estudos populacionais, a co-ocorrência de dois ou mais transtornos psiquiátricos, chamada comorbidade, é comum. Mulheres apresentam maior comorbidade entre depressão e transtornos de ansiedade. (Andrade,L.H.S.G.;Viana,M.C.:Silveira C .M. Epidemiologia dos Transtornos Psiquiátricos na Mulher)
 A incidência de Transtornos Mentais Associados ao Puerpério é elevada, chegando a percentual de 10 a 15% nas mulheres que amamentam. As alterações psíquicas mais comuns são de três tipos: a tristeza Materna (Maternity Blues), a Psicose Puerperal e a Depressão Pós-Parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário