Translate

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Você é hipocondríaco?



O que caracteriza a hipocondria são pensamentos intensos, desconfortáveis que invadem a mente e se intrometem no raciocínio normal com idéias de doença. A pessoa se imagina doente, percebe sinais que não existem, se identifica com sintomas descritos por outras pessoas e passam a considerar que também tem esta doença.

O hipocondríaco é extremamente auto-centrado, mantém a observação em si mesmo, seu foco está constantemente avaliando suas próprias sensações corporais e diagnosticando doenças inexistente.
O pior companheiro do hipocondríaco são os livros e sites que descrevem doenças, pois estas informação nutrem seu arsenal de argumentos para convencer a quem quer que seja, às vezes até aos médicos, de que realmente possui tal doença.
O hipocondríaco sofre com ansiedade e assim aumenta cada sensação corporal normal a ponto de considerar que algo não vai bem. Por exemplo, ao subir uma escada qualquer ser humano normal perde um pouco o fôlego, mas o hipocondríaco fará deste momento uma “prova” de que tem problemas cardíacos.
O hipocondríaco possui atenção seletiva. Por exemplo, ao assistir um programa da TV sobre dengue, passará a perceber cada mosquito que passa ao redor, verá listras brancas – características do mosquito da dengue – em absolutamente todo mosquito, e qualquer sinal vermelho em sua pele, provocado por sua própria unha sem perceber, será identificado como picado do mosquito da dengue.
Um grande prejuízo que o hipocondríaco causa a si mesmo é confundir os médicos e não ser diagnosticado corretamente quando de fato estiver doente, pois há uma grande quantidade de visitas ao médico e realizações de exames desnecessários, e claro que muitas vezes a depressão acaba sendo inevitável.

FONTE: http://www.marisapsicologa.com.br/hipocondria-a-mania-de-pensar-que-tem-doencas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário