Translate

terça-feira, 16 de abril de 2013

Bom humor é um sinal de saúde



 
Do ponto de vista médico, bom humor é sinal de saúde. “O bom humor é considerado umdos componentes de manifestação da saúde, é tão normal quanto ter a temperatura corporal em 36 graus”, diz o Dr. André Astete, psiquiatra dos Hospitais VITA Curitiba e VITA Batel.
Segundo ele, quando uma pessoa está saudável, normalmente ela acorda de bom humor.E se isso não acontece por um período muito longo, pode indicar alguma doença, até mesmo depressão.
Isso não quer dizer que a tristeza seja algo ruim, ela é simplesmente uma emoção e tem suas ‘utilidades’.“Quando alguém chora, é porque está se sentindo ameaçado e tanto se preserva quanto chama para si o cuidado das outras pessoas, instintivamente”, explica.
“O problema é quando a tristeza fica desproporcional às causas, ou dura muito tempo, e pode prejudicar a pessoa”.Ele orienta que as pessoas não precisam esperar estar gravemente deprimidas para pedir ajuda: “Uma visita a um psiquiatra pode evitar muito sofrimento, e o tratamento nem sempre envolve medicamentos”.
Um dos melhores combustíveis para o bom humor é a atividade física, diz Astete.“O Rio de Janeiro, por exemplo, é uma cidade em que a atividade física está na cultura das pessoas, e elas são mais felizes”, afirma.“Já o deprimido fica cada vez mais sedentário, e por ficar mais sedentário, também fica mais deprimido”.
Outras coisas que ajudam são ser um pouco mais pragmático (não aumentar seus problemas e resolver os conflitos), socialização (participar), ter atividades criativas (inventar) e comportamento lúdico (brincar).
Bom Humor em Frases
"O bom humor é um dos melhores artigos de vestuário que se deve usar em sociedade".
William Makepeace Thackeray
"É melhor ser alegre que ser triste. Alegria é a melhor coisa que existe".
Vinícius de Morais
"Humorismo é a arte de fazer cócegas no raciocínio dos outros".
Leon Eliachar
"Um humorista é um homem que se sente mal mas gosta disso".
Don Herold
"O bom humor é a única qualidade divina do homem".
Arthur Schopenhauer
"O bom humor tem algo de generoso: dá mais do que recebe".
Émile Henriot
"Através do humor nós vemos no que parece racional, o irracional; no que parece importante, o insignificante.Ele também desperta o nosso sentido de sobrevivência e preserva a nossa saúde mental".
Charles Chaplin

Fonte: Revista VITAL - Publicação da Rede Vita de Hospitais.
Jornalista responsável João Carlos de Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário