Translate

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Os 9 transtornos mentais mais controversos da psiquiatria

Ao longo da história a ciência o a pseudociência, juntamente com algumas linhas de pensamento psiquiátrico, tem sido utilizada para estigmatizar e controla as pessoas, principalmente os que expressam o seu pensamento livre ou os que são contra determinado sistema social ou político. Vamos apresentar uma lista com os 10 transtornos mentais controversos e que já foram apoiados pela ciência.

9º - A Histeria Feminina


Este era um diagnóstico comum dado a mulheres briguentas e desobedientes, que vem desde a Grécia antiga. Filósofos como Hipócrates e Platão consideravam o ventre como uma criatura viva que vagava pelo corpo da mulher e que muitas vezes causavam a doença. A palavra histeria vem da palavra grega que designa útero.

Insônia, nervosismo, irritabilidade, perda de apetite, retenção de líquidos, espasmos musculares e muitos outros sintomas foram ditos resultados do “ventre errante”: a histeria. Este era um diagnóstico comum para freiras, virgens e viúvas por toda a idade média, mas foi no século 19 na América e Europa que os diagnósticos de histeria explodiram, criando um amplo mercado de vibradores, duchas e outros dispositivos similares. Os médicos costumavam receitar para as pacientes relações sexuais e masturbação, geralmente realizado pelo próprio médico, até que a paciente apresentasse o Paroxismo Histérico (Orgasmo).

8º - Homossexualidade


A homossexualidade era e ainda é em alguns países considerado um transtorno mental. A Associação americana de Psiquiatria desclassificou a homossexualidade como doença em 1973, na China até 2001 os gays eram considerados doentes mentais. Em várias partes do globo os homossexuais são considerados insanos e imorais, e os seus atos passíveis de punição que incluem prisão e até mesmo a morte.

7º - Drapetomania


Drapetomania era uma “doença mental” descrita pelo médico americano Samuel Catwright em 1851, e segundo ele esta doença fazia com que os negros escravos sentissem vontade de fugir, e como medida preventiva para tal doença era aconselhado chicotear o escravo sem que houvesse um motivo para isto.

6º - Disaetesia Aetiópica


Outra “doença” diagnosticada pelo Dr. Samuel Catwright, que era um transtorno mental que assolava principalmente os negros livres, levando eles a vagabundagem e malandragem. E mais uma vez o diagnóstico salvador para este mal eram várias chicotadas no “paciente”.

5º - Desordem Afetiva Sazonal


Esta desordem moderna sugere que a pessoa que se sentir triste no inverno e alegre no verão é um distúrbio de ordem mental (?). Para combater tal doença recomenda-se o uso de luzes especiais para a simulação de luz solar e até antidepressivos.

4º - Quimiofobia


Apesar de que a palavra traduzida literalmente signifique “medo de produtos químicos”, este termo é utilizado por psicólogos, cientistas e organizações para descrever as pessoas que tem preocupações com o artificial, principalmente no quesito alimentação. Alguns artigos científicos enfatizam que a idéia de que os nossos corpos estão se tornando verdadeiras lixeiras de produtos químicos industrializados é totalmente equivocada, é uma paranóia que precisa ser combatida. Distúrbio mental bem conveniente para a indústria alimentícia.

3º - Ortorexia Nervosa


Segundo o seu descobridor, Steven Bratman, a ortorexia também conhecida como “Distúrbio da alimentação saudável” é uma fixação por comer alimentos saudáveis e evitando assim excessos de açúcar, gordura, sal, álcool, conservantes, glúten e etc. Esta condição não é reconhecida oficialmente pela Associação Psiquiátrica Americana, mas é promovida por alguns grupos.

2º - Autismo


Este item pode causar certa polêmica, mas os pontos levantados aqui sobre o motivo do Autismo é a falta de objetividade médica em relação aos fatores determinantes do autismo, o que existe é uma lista vaga de características comportamentais que podem te enquadrar como autista.

Os sintomas que foram determinados pela Sociedade Americana de Autismo incluem a insistência na mesmice, contato com os olhos pouco ou nenhum, fixação com determinados objetos ou assuntos, e preferência a estar sozinho. Estes sintomas vagos podem fazer com que uma criança que seja diferente, tímida ou introvertida seja diagnosticada como autista e passe a ser tratada com medicação e acompanhamento especial.

Seguindo a linha de raciocínio do diagnóstico do autismo, podemos  então “firmar” que pessoas com manchas, cistos ou marcas na pele são portadores de câncer de pele.

1º - ADHD


Uma gigantesca e rica indústria se desenvolveu em torno desta doença supostamente mental. Nos Estados Unidos cerca de seis milhões de crianças forma diagnosticadas com este transtorno, onde é receitada uma série de remédios, a maioria com efeitos colaterais terríveis como dores de cabeça crônicas, pressão alta, letargia, convulsões, enfraquecimento do sistema imunológico, crescimento atrofiado, depressão, pensamentos suicidas e até a morte. Pesquisas apontam que uma dieta rica em açúcar refinado, glúten e lactose podem causar o tal transtorno. 
FONTE: http://www.jornalciencia.com/top-listas/diversos/887-os-10-transtornos-mentais-mais-controversos-na-psiquiatria

Nenhum comentário:

Postar um comentário