Translate

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Esquizofrenia Paranóide


O tipo paranóide caracteriza-se pela preocupação com um ou mais delírios ou alucinações auditivas freqüentes, classicamente delírios de perseguição ou grandeza.
Os primeiros episódios do tipo paranóide tendem a aparecer nos pacientes em idade mais avançada do que do que nos tipos catatônico ou desorganizado. 
Quando a esquizofrenia acomete o paciente já em uma fase avançada da vida, este já pode estabelecer laços afetivos e relações que irão ajudá-lo a enfrentar a doença. Seus recursos de ego tendem a ser maiores do que os de pacientes com esquizofrenia catatônica ou desorganizada, demonstrando ainda menor regressão de suas faculdades mentais, respostas emocionais e comportamento do que outros tipos de esquizofrenia.
Estes pacientes tendem a ser tensos, desconfiados, resguardados, reservados e às vezes hostis ou agressivos, mas também capazes de se comportar adequadamente em algumas situações sociais. Sua inteligência nas áreas que não são invadidas pela psicose tende a permanecer intacta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário