Translate

sábado, 26 de outubro de 2013

Mostra reúne obras criadas por pacientes psiquiátricos



São nove artistas participantes e mais de 60 obras de diferentes técnicas e materiais, como óleo sobre tela, gravuras feitas com carvão, desenhos em giz de cera e esculturas. Visitantes podem conferir também obras do pintor paulistano Egas Francisco, um dos expoentes da mostra.
Exposição é idealizada pelo professor doutor Isac Karniol e psicóloga Patrícia S. Lopes Karniol, ambos de São Paulo. A partir das experiências clínicas com pacientes, os dois entenderam que, nos transtornos mentais, duas áreas do cérebro se encontram. Ou seja: consciência seria invadida por tempestade de imagens vindas do subconsciente, repletas de intensas emoções e sentimentos.
Ideia da exposição surgiu a partir da constatação de que fenômenos semelhantes ocorreriam em artistas ou gênios, durante processos de criação de suas obras. Porém, em pessoas com transtornos mentais, isso aconteceria com intensidade muito maior, enquanto pessoas sãs conseguem transitar do estado emocional turbulento, no qual ocorre a inovação, para a realidade.
FONTE: http://catracalivre.com.br/curitiba/agenda/gratis/a-arte-dos-loucos-mostra-reune-obras-criadas-por-pacientes-psiquiatricos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário