De acordo com um novo estudo, crianças com autismo e QI médio se
saíram consistentemente melhor em testes de matemática do que crianças
não autistas na mesma faixa de QI.
A superioridade em habilidades matemáticas entre as crianças com
autismo foi relacionada a padrões de ativação em uma determinada área do
cérebro, normalmente associada com o reconhecimento de rostos e
objetos visuais.
“Parece haver um padrão único de organização do cérebro que
fundamenta a habilidade superior de crianças com autismo na resolução de
problemas matemáticos”, explica o autor principal do estudo, Vinod
Menon, professor de psiquiatria e ciências comportamentais na
Universidade de Stanford, Estados Unidos.
O estudo incluiu 18 crianças com autismo, com idades entre 7 a 12
anos, e um grupo-controle de 18 crianças sem autismo. Todos os
participantes demonstraram habilidades verbais e de leitura normais em
testes padronizados, mas as crianças com autismo superaram seus pares
sem autismo em testes-padrões de matemática.
Os pesquisadores também monitoraram a atividade cerebral das
crianças, usando ressonância magnética, enquanto elas trabalhavam nos
problemas de matemática. Os exames cerebrais nas crianças com autismo
revelaram um padrão incomum de atividade em uma área do cérebro
especializada no processamento de rostos e outros objetos visuais.
“As pesquisas anteriores se centravam quase exclusivamente nos pontos
negativos das crianças com autismo”, diz Menon, membro do Instituto de
Pesquisa de Saúde Infantil no Hospital Infantil Lucile Packard. “Nosso
estudo apoia a ideia de que o desenvolvimento do cérebro em uma pessoa
com autismo pode ocasionar não apenas déficits, mas também levar à
melhoria de algumas capacidades cognitivas notáveis. Acreditamos que
esta notícia pode ser reconfortante para os pais”.
Menon conta que as crianças com autismo, por vezes, exibem talentos
ou habilidades excepcionais. Por exemplo, algumas conseguem dizer
instantaneamente o dia da semana de qualquer data do calendário dentro
de um determinado intervalo de anos, enquanto outras possuem habilidades
matemáticas impressionantes.
“Saber as datas do calendário, provavelmente, não vai ajudá-lo a ter
sucesso acadêmico ou profissional”, comenta Menon. “Mas ser capaz de
resolver problemas numéricos e desenvolver boas habilidades matemáticas
pode fazer uma grande diferença na vida de uma criança com autismo”.
Cerca de uma em cada 88 crianças tem alguma forma de autismo, de
acordo com os Centros dos EUA de Controle e Prevenção de Doenças. O
Brasil ainda não possui uma pesquisa centralizada para identificar a
taxa de incidência do autismo na população. Segundo dados da ONU,
existem aproximadamente 70 milhões de autistas em todo o mundo. [Medical Xpress]
FONTE: http://hypescience.com/criancas-com-autismo-tem-melhor-desempenho-em-teste-de-matematica/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29
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