Translate

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Conheça a misofonia: uma condição médica de intolerância a sons



Mesmo que isso pareça brincadeira ou efeito do mau humor, existem algumas pessoas que desenvolvem uma intolerância quase patológica a determinados barulhos. A essa desordem neurológica atribui-se o nome de Síndrome de Sensibilidade Seletiva do Som (SSSS ou S4), também mais popularmente conhecida como misofonia — que significa ojeriza ou intolerância ao som.
Essa condição médica possivelmente é desencadeada por uma ou mais experiências negativas relacionadas a determinados barulhos. Portanto, as pessoas que sofrem de misofonia têm uma hipersensibilidade a sons específicos, mas que fazem parte do cotidiano normal, o que gera reações de extrema movimentação psicológica, como irritação, raiva e, em determinados casos, pânico.

Quando o transtorno acontece

Assim como transtorno obsessivo compulsivo, hiperatividade e bipolaridade, a misofonia também pode atingir níveis críticos e ser diagnosticada como uma enfermidade passível de tratamento. Tanto no ambiente psicológico quanto através do reequilíbrio químico de alguma substância, esse transtorno auditivo pode (e deve) ser tratado.
Os sintomas da doença, que só foi oficialmente reconhecida pela Organização Mundial da Saúde na década de 90, incluem irritação com sons comuns do ambiente, como o cortar de unhas, a escovação dos dentes e o mascar de chicletes. Outras emissões sonoras mais específicas, como a repetição de alguma consoante na fala ou frequências amplamente repetitivas, também podem irritar quem sofre com esse transtorno. Além disso, essas pessoas também são afetadas por estímulos visuais.
 
Fonte: http://www.megacurioso.com.br/saude-e-beleza/37305-conheca-a-misofonia-uma-condicao-medica-de-intolerancia-a-sons.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário