Neste trabalho Freud tem em vista contribuir
com a antropologia social, sendo este o primeiro de outros ensaios
relacionados a sociedade, buscando responder questões de cunho social
sob a perspectiva da Psicanálise.
Através
de suas análises antropológicas, comparações e observações de casos
clínicos, tipos de neuroses, principalmente a obssessiva, aponta
relações entre o desenvolvimento da civilização e a repressão dos
instintos. Tendo como principais elementos contribuintes sua hipótese da
horda primeva e da morte do pai primitivo, hipótese esta
desenvolvida a partir de idéias de Darwin que relata uma estrutura
selvagem onde um pai hostil detinha o poder do grupo expulsando os
filhos a medida em que estes se desenvolviam a ponto de disputar as
fêmeas e seu lugar no grupo.
De
certa forma, Freud negligenciara a questão religiosa em seus ensaios
anteriores. Em Totem e Tabu, Freud, se volta para essa questão, retrocedendo
no tempo com o intuito de remontar o nascimento da civilização onde a
religião tem um papel fundamental. Derivada do animismo e do sistema
totêmico, para Freud, a religião faz parte do mecanismo de repressão dos
instintos e impulsividades humanas.
Os
cerimoniais, os ritos, os sacrifícios realizados constituíam uma
maneira encontrada pelos primitivos para canalizar essa energia
reprimida. Em O mal-estar na civilização, Freud reafirma essa idéia
colocando a religião como um dos artifícios utilizados pelos homens para
suportar a realidade, como válvula de escape tal como a sublimação e o
uso de drogas.
Neste
estudo a religião aparece como ponto evolutivo de um pensamento e/ou
sistema mais remoto e selvagem pertencentes ao homem, assim como a
arte,porém como Freud conceitua ser imprescindível chegar ao núcleo das
neuroses em seus casos clínicos, faz o mesmo com o tema civilização.
Através
de estudos realizados por Antropólogos como Frazer,Westermarck,Tylor,
com povos primitivos, australianos, melanésios, africanos entre outros,
Freud nos descreve um povo submetido a várias tipos de proibições. Tudo é
proibido, e eles não têm nenhuma idéia do por quê e não lhes ocorre
levantar a questão. Pelo contrário, submetem-se às proibições como se
fossem coisas naturais e estão convencidos de que qualquer violação terá
automaticamente a mais severa punição.
Podem
ser diferentes na essência, mas o mecanismo parece ser o mesmo dos
neurótico obssessivos. O significado da palavra Tabu refere-se ao
proibído e ao misterioso, existem muitos tabus que são totalmente
destituídos de sentido lógico. Dentro das várias restrições que existem
ligadas aos tabus pode se destacar duas leis básicas do totemismo comuns
a outras organizações: não matar o animal totêmico e evitar relações
sexuais com membros do clã totêmico do sexo oposto.
Estes
devem ser, então, os mais antigos e poderosos dos desejos humanos,
matar o pai e cometer incesto. Esta compreensão, pois se não fosse
verdadeira a afirmação não haveria necessidade de uma lei tão severa que
as proibissem e também não se faria presente em todas as manifestações
sociais, é diretamente ligada ao que Freud afirma existir como sendo
duas pulsões principais a agressividade e a sexualidade.
Para
a civilização existir é preciso a repressão dessas duas pulsões.Se não
houvesse uma tendência natural a realizar tal instinto esse não seria
considerado crime, e não precisaria de uma lei, tais instintos, como os
sexuais por exemplo, reprimidos podem ser observados como forças
motivadoras das neuroses.
O
tabu se transforma em uma força com base própria, se faz nas normas, do
costume e finalmente torna-se lei. Não se faz necessária, segundo
Freud, nenhuma ameaça externa de punição, pois há uma certeza interna,
uma convicção moral, de que qualquer violação conduzirá à desgraça
insuportável. Essa desgraça insuportável, é o que remete ao que Freud
designou como a morte do Pai Primevo.
Os
irmãos que foram expulsos da horda pelo pai, voltaram e juntos o
mataram e depois comeram seu corpo, e através de sua carne, cada irmão
adquiriu uma parte do poder do pai. Odiavam o pai, mas também o
admiravam, por conseqüência de seu ato, se arrependeram surgindo o
remorso, o sentimento de culpa. A proibição de matar o
totem surge então como uma tentativa de anular esse ato, o totem passa a
ser o pai simbólico. E toda essa simbologia e restrições que se sucedem
vão delineando a civilização.
FONTE: http://vaneskadonato.wordpress.com/2009/03/19/reflexao-sobre-totem-e-tabu-freud/
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