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domingo, 28 de abril de 2019

Aplicativo que ajuda na prevenção ao suicídio no AP já recebeu mais de 200 pedidos de socorro

Por Ugor Feio, G1 AP — Macapá  



Desde que foi lançado, em outubro de 2018, o aplicativo "SOS Vida Amapá" já recebeu mais de 200 pedidos de ajuda. A ferramenta oferece auxílio para quem está passando por problemas e apresenta ideias suicidas. Através de um "botão do pânico", três pessoas são acionadas para ajudar no momento da crise.

O aplicativo gratuito, que funcionava só no sistema Android, já está disponível também em plataformas iOS desde o início de fevereiro. A ideia é potencializar os downloads por parte dos usuários, que já somam mais de 220.

De fácil acesso, o usuário aciona o "botão do pânico", e o app mobiliza até três contatos cadastrados pedindo ajuda. Caso nenhuma dessas pessoas responda, há a opção de acionar o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo número 188.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), do governo do estado, e conta com a parceria da Secretaria de Saúde (Sesa).

Segundo o desenvolvedor sênior de iOS, Vinícius Brito, a Sesa faz o acompanhamento social das ações realizadas pelos usuários no aplicativo.

"A Sesa pega o número dos amigos os quais a ajuda foi solicitada e liga para perguntar se eles conseguiram prestar o auxílio necessário a pessoa que o solicitou. Caso a ligação tenha sido feita ao CVV, o atendente responsável pela chamada reportará quais parâmetros foram usados para o socorro e se foi realizado com sucesso. Isso aqui é o diferencial do aplicativo", contou.

Em 2017, foram 25 mortes no Amapá, além de 31 registros de tentativa. O ato das pessoas em tirar a própria vida cresceu quase 20% na última década de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
 'SOS Vida Amapá'

A criação das funcionalidades da ferramenta foi resultado de uma audiência pública realizada em abril do ano passado, como estratégia de prevenção diante dos casos de suicídio registrados no estado. Para o desenvolvedor a ideia do aplicativo é democrática.

"O aplicativo foi criado para todos os tipos de usuário. Para os smartfones que não têm teclado, apenas tela, foi preciso deixar tudo intuitivo. O fluxo de funcionalidade é baseado em informações intuitivas para que mesmo aquela pessoa que não tenha tanta intimidade com a tecnologia possa solicitar socorro”, finalizou Brito.

Além de salvar vidas, a ferramenta serve para o armazenamento no banco de dados da Secretaria de Saúde, uma vez que os pedidos de ajuda são registrados e geram estatísticas sobre a situação no estado. 
FONTE: https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2019/02/07/aplicativo-que-ajuda-na-prevencao-ao-suicidio-no-ap-ja-recebeu-mais-de-200-pedidos-de-socorro.ghtml


























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