Por Ugor Feio, G1 AP — Macapá
Desde que foi lançado, em outubro de 2018, o aplicativo "SOS Vida Amapá"
já recebeu mais de 200 pedidos de ajuda. A ferramenta oferece auxílio
para quem está passando por problemas e apresenta ideias suicidas.
Através de um "botão do pânico", três pessoas são acionadas para ajudar
no momento da crise.
O aplicativo gratuito, que funcionava só no sistema Android, já está
disponível também em plataformas iOS desde o início de fevereiro. A
ideia é potencializar os downloads por parte dos usuários, que já somam
mais de 220.
De fácil acesso, o usuário aciona o "botão do pânico", e o app mobiliza
até três contatos cadastrados pedindo ajuda. Caso nenhuma dessas
pessoas responda, há a opção de acionar o Centro de Valorização da Vida
(CVV) pelo número 188.
A ferramenta foi desenvolvida pelo Centro de Gestão da Tecnologia da
Informação (Prodap), do governo do estado, e conta com a parceria da
Secretaria de Saúde (Sesa).
Segundo o desenvolvedor sênior de iOS, Vinícius Brito, a Sesa faz o
acompanhamento social das ações realizadas pelos usuários no aplicativo.
"A Sesa pega o número dos amigos os quais a ajuda foi solicitada e liga
para perguntar se eles conseguiram prestar o auxílio necessário a
pessoa que o solicitou. Caso a ligação tenha sido feita ao CVV, o
atendente responsável pela chamada reportará quais parâmetros foram
usados para o socorro e se foi realizado com sucesso. Isso aqui é o
diferencial do aplicativo", contou.
Em 2017, foram 25 mortes no Amapá, além de 31 registros de tentativa.
O ato das pessoas em tirar a própria vida cresceu quase 20% na última
década de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
'SOS Vida Amapá'
A criação das funcionalidades da ferramenta foi resultado de uma
audiência pública realizada em abril do ano passado, como estratégia de
prevenção diante dos casos de suicídio registrados no estado. Para o
desenvolvedor a ideia do aplicativo é democrática.
"O aplicativo foi criado para todos os tipos de usuário. Para os
smartfones que não têm teclado, apenas tela, foi preciso deixar tudo
intuitivo. O fluxo de funcionalidade é baseado em informações intuitivas
para que mesmo aquela pessoa que não tenha tanta intimidade com a
tecnologia possa solicitar socorro”, finalizou Brito.
Além de salvar vidas, a ferramenta serve para o armazenamento no banco
de dados da Secretaria de Saúde, uma vez que os pedidos de ajuda são
registrados e geram estatísticas sobre a situação no estado.
FONTE: https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2019/02/07/aplicativo-que-ajuda-na-prevencao-ao-suicidio-no-ap-ja-recebeu-mais-de-200-pedidos-de-socorro.ghtml
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