Translate

segunda-feira, 24 de março de 2014

Transtornos mentais no trabalho










Segundo pesquisa realizada pela equipe média da USP (Universidade de São Paulo), especializada em medicina do trabalho, um ambiente de trabalho que oferece pouco apoio social, altos níveis de cobranças e baixo controle sobre as tarefas e recompensas insuficientes são as principais causas de afastamentos de profissionais. No Brasil, as doenças e transtornos mentais são a terceira causa de afastamento do trabalhador.

A amostragem da USP aconselha análise sobre as condições psicossociais no ambiente laboral, e sugere a implementação de projetos preventivos e fiscalização por parte das autoridades e órgãos públicos. Em nosso país, na maioria dos caos, o afastamento causado pelo transtorno mental é superado em número de casos somente por doenças de traumas e doenças osteomusculares.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o transtorno mental poderá se tornar na principal causa de afastamento em todo o mundo. Segundo dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), no ano de 2011, cerca de 211 mil pessoas foram afastadas por causa de doenças mentais. O valor pago para novos benefícios de afastamento tem preocupado o governo.

Por outro lado, além da pressão e da falta de condições laborais, a má remuneração e a falta de recompensa fidedigna à dedicação do trabalhador são fatores que estimulam um quadro de problemas mentais, acompanhados de possíveis ameaças de demissão e de assédio moral. O médico Silva Júnior da USP, conseguiu entrevistar 385 pessoas que solicitaram benefícios em unidades de perícia do INSS no centro de São Paulo, desse grupo, 160 apresentaram transtornos mentais.

A pesquisa considerou questões como “qual o trabalho desempenhado”; “tempo de trabalho”, “condições de trabalho”; e tentou perceber a presença de fatores psicossociais relacionados a um trabalho de ritmo estressante. A condição de saúde dos trabalhadores também foi levada em conta.

A pesquisa detectou que os maiores riscos de afastamento causado por doenças mentais ocorrem mais em mulheres, com alto nível de escolaridade, mais de 11 anos de estudo, e com vícios no fumo e em bebidas alcoólicas. A violência no local de trabalho é outro forte fator gerador de  distúrbios mentais.

Quando as relações interpessoais são negativas e de baixo nível de consideração e confiança, a probabilidade do  ambiente ser estressante e negativo aumenta, local em que as pessoas se esforçam muito e não recebem recompensa e apoio social.
Fontes:
http://envolverde.com.br/saude/transtorno-mental-resulta-em-longos-afastamentos-do-trabalho/
http://www.usp.br/agen/?p=136538
http://www.infoescola.com/psicologia/transtorno-mental-no-trabalho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário