Translate

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Depressão de fim de ano

As festas de fim de ano não representam necessariamente apenas alegria, para muitas pessoas torna-se um período de muita angustia e muita ansiedade, pois é o momento quando estas pessoas sentem que tem a “obrigação” de serem felizes quando na realidade não consideram que tem motivos para isso. Inunda um sentimento de que se ela não estiver com a mesma alegria das outras pessoas então é sinal de que há algo muito errado com ela.
Muitas pessoas não entram no famoso “espírito natalino”, não sentem a mesma a alegria que percebem nas outras pessoas.
Este sentimento de falta de entrosamento com o que seria esperado é mais ou menos o mesmo sentimento que aparece em algumas pessoas na sexta feira à noite, “Vou pra casa sozinho quando tem tanta gente se divertindo, eu estou aqui sozinho!”.
O mesmo acontece com a época de natal, parece que existe um “complexo de período perfeito” onde se é obrigado a ser feliz. Mas qualquer obrigação oprime.
É por isso que no período de natal, ano novo, festas em geral é ao mesmo tempo um período que as pessoas esperam ansiosamente e ao mesmo tempo temem, sentem depressão, alguns passam por um verdadeiro terror fazendo contagem regressiva esperando a hora disso tudo acabar e poder voltar a rotina normal. Tudo devido à ansiedade e medo sobre o que vai acontecer, ou o que não vai acontecer, pois este é o ponto principal, a frustração de não acontecer nada, não receber amigos, não receber presentes, não se perceber importante pra ninguém.
Esta depressão de fim de ano pode ser canalizada de forma positiva e utilizada para que se reveja o que esta pessoa está fazendo de sua vida. Será que ela não passou o ano todo desperdiçando oportunidades para criar laços de amizade que valerão a pena ser comemorados no natal? Não será este o grande momento para aprender a lidar de forma diferente com a própria vida?
A psicoterapia é a grande oportunidade para fazer estas mudanças na vida.

natal 

 

 

 

 

 

 

 

Entrevista cedida pela psicóloga Marisa de Abreu para o Site Vila Mulher

TPN Tensão Pré-Natal

- O que é a TPN (tensão pré-natal)?

Psicóloga: São pensamentos antecipatórios quanto as exigências que a sociedade impõe sobre esta data.

- Muita gente começa a ver a decoração de Natal nas lojas e já entra no clima, só que ao mesmo tempo vê que o ano está acabando e não conseguiu resolver sua vida, seus projetos, pagar suas contas. Quais são os sentimentos que afloram nessas pessoas devido o período?

Psicóloga: Muita ansiedade, o que pode até ser boa ansiedade se usa-la para ação, ou seja, finalmente realizar aquilo que precisa mas empurrou com a barriga o ano todo. Mas esta mesma ansiedade pode ser muito ruim se paralisar a pessoa a ponto de se considerar uma total incapaz e alimentar pensamentos de auto boicote.

- O que a pessoa pode fazer para evitar que tais sentimentos surjam?

Psicóloga: Além dos sentimentos de “não realização” há também os sentimentos de saudades das pessoas com as quais ele conviveu em outros natais mas neste a pessoa não está mais por perto, seja por morte ou por termino de relacionamento. De toda forma os sentimentos de fracasso podem surgir de vários lados.
Para evitar estes sentimentos é necessário que cada um viva sua vida com total consciência do que está fazendo. Se está comprando roupas que a deixará endividada é claro que no final do ano, época típica onde as pessoas fazem os repesctivos balanços de suas vidas, esta divida aparecerá como um dedo apontando sobre seu nariz e acusando de incompetente.

- O sentimento de angustia por não ter conseguido cumprir todas as metas até o fim do ano pode ser mais frequente em mulher ou em homens?

Psicóloga: : O sentimento sim, mas o fato de não cumprir metas não é típico de mulher, e sim do ser humano. Mas as mulheres pensam mais e avaliam mais a própria vida, e assim se angustiam mais.

-  De que maneira as pessoas podem driblar ou controlar a tensão pré-natal?

Psicóloga: Planejando desde o inicio do ano para que não fique nada para trás.

-  Além dessa cobrança por não ter atingido as metas, quais são os outros fatores negativos ou preocupações que a  TPN pode trazer para a vida da pessoa?

Psicóloga: Todo resultado negativo que pode aparecer no “balanço do ano”, namoros que não engrenaram, amigos que partiram, conversas que não tiveram, reações que não aconteceram por falta de coragem, etc.

- O fato de muitas lojas anteciparem as decorações pode agravar a TPN?

Psicóloga: O natal foi feito para estimular as emoções, e é claro que o comercio lucra com estas emoções pois creio que 90% de cada compra é mais emocional do que representante de uma verdadeira necessidade. Sendo assim antecipar a decoração irá antecipar todas as emoções, boas e ruins, referentes ao Natal.

- Dicas para quem sofre com a TPN 

Psicóloga: Mude o olhar que você tem em relação a esta época, não  considere um momento para auto julgamento, mas um momento para se dar a oportunidade de colocar em pratica muito do que gostaria de fazer e não vem fazendo, ou seja, vá atrás do que te interessa, ligue para a pessoa que você quer tanto ter mais intimidade, dê um presente para aquele que te ajudou tanto e você não foi tão receptivo assim, se faça presente na vida das pessoas que realmente são boas para você.

FONTE: http://www.marisapsicologa.com.br/depressao-de-fim-de-ano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário