Translate

sábado, 28 de março de 2015

Pacientes com transtornos mentais encenam peça sobre Páscoa no Caps

Interação em grupo, fortalecimento de laços familiares, descontração e muita criatividade. Essas são as principais motivações para 14 pessoas em atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) atuarem na peça teatral "Família em um Domingo de Páscoa". A peça será apresentada nesta sexta-feira (27), no próprio Caps, às 14h30, aos familiares e servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
A ideia nasceu a partir da realização da oficina "Criação de História", na qual os participantes criaram a história "Família de Nazaré". "A partir daí, pensando no contexto familiar, onde se iniciam os princípios de convivência, começamos a ensaiar e envolver todos os participantes na montagem da peça", conta a terapeuta ocupacional do Caps, Denise Krebel.
O objetivo é fortalecer a importância dos vínculos familiares e, também, em diferentes contextos em que a pessoa esteja inserida. "Com isso, há maior possibilidade de ampliar a rede de relacionamento do usuário do nosso Caps", completa a terapeuta.

Saúde mental

As intervenções em saúde mental devem promover novas possibilidades de modificar e qualificar as condições e modos de vida do usuário do Caps. "Isso significa perceber a vida de várias formas. Por isso, olhamos o nosso usuário em suas múltiplas dimensões, com seus desejos, anseios, valores e escolhas", lembra Denise Krebel.
O Caps realiza acolhimento, tratamento e reinserção social de pessoas com transtornos mentais. Os usuários participam de atividades terapêuticas, como oficinas de pintura, música e teatro, além de jogos e atividades físicas.
Para ter acesso aos serviços do Caps, o paciente ou seu familiar pode procurar, preferencialmente, a unidade de saúde que atende o seu bairro, pois ela possui profissionais qualificados para a avaliação e tratamento e, caso necessário, encaminhamento para um tratamento especializado.
Serviço
Centro de Atenção Psicossocial (Caps)
Onde: rua Amélia da Cunha Ornelas, 566, Bento Ferreira
Telefones: (27) 3132-5111/ 3132-5024
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Informações à imprensa:

Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário