Translate

quarta-feira, 23 de abril de 2014

TERAPIA OCUPACIONAL


"Não é a riqueza nem a pompa,
mas a tranqüilidade e o trabalho
que nos dão felicidade".
Thomas Jefferson
        Pessoas que apresentam problemas que dificultam o desenvolvimento de suas atividades diárias e, conseqüentemente, estão incapacitadas de atingir seus objetivos de vida, cumprir seus papéis sociais e participar inteiramente da vida podem se beneficiar dos serviços da terapia ocupacional. 
          Terapia ocupacional é a arte e a ciência de ajudar pessoas a realizar as atividades diárias que são importantes para elas, apesar da debilidade, incapacidade ou deficiências. "Ocupação" em terapia ocupacional não se refere simplesmente a profissões ou a treinamentos profissionais, refere-se também a todas as atividades que ocupam o tempo das pessoas e dão sentido a suas vidas. Na terminologia da terapia ocupacional, essas atividades são denominadas áreas de performance ocupacional que podem ser divididas em Atividades Diárias, Atividades Laborativas e Atividades de Lazer e Diversão (AOTA,1994).
         Os termos debilidade, incapacidade e deficiência vêm da Organização Mundial de Saúde (OMS, 1980). Debilidade refere-se à perda ou anormalidade de estrutura ou funções físicas ou psicológicas. Quando uma debilidade é severa e limita a habilidade de uma pessoa em executar atividades diárias, trabalho ou atividades produtivas, ou atividades de lazer e diversão, então, essa pessoa tem uma incapacidade. Uma pessoa com uma fratura de quadril e debilidade da extremidade distal esquerda, por exemplo, será incapaz de fletir e alcançar o pé esquerdo, logo, necessitará de ajuda para colocar uma calça, meia ou sapato no pé esquerdo e, portanto, terá uma incapacidade. Segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde (1980), quando uma debilidade ou uma incapacidade interfere na habilidade de uma pessoa em completar as atividades que fazem parte das responsabilidades e deveres sociais, ela é deficiente.
         Desta forma, o terapeuta ocupacional ajuda as pessoas na realização das atividades diárias que são importantes para o paciente, apesar da debilidade, incapacidade ou deficiência, através de técnicas especiais, da visualização e adaptações de ambientes físicos e de orientações específicas para cada caso. 
          O terapeuta ocupacional atua também, colaborando com outros profissionais nos locais onde ocorre o tratamento. A habilidade de comunicar e trabalhar com outros profissionais é essencial para a qualidade do serviço oferecido. Uma parcela significativa de um dia de um terapeuta é gasta com a comunicação com outros profissionais. Os pacientes se beneficiam das perspectivas e serviços oferecidos por múltiplos profissionais. 
FONTE:   http://www.psiquiatriageral.com.br/terapia/terapia_ocupacional.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário