Translate

domingo, 20 de abril de 2014

Alcoólicos Anônimos

 

O que é Alcoólicos Anônimos?
Existem duas maneiras práticas de descrever A.A.
A primeira é a reconhecida descrição dos seus propósitos e objetivos que aparece em uma das páginas anteriores:
"Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiência, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo. O único requisito para se tornar membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro de A.A. não há necessidade de pagar taxas ou mensalidades; somos autossuficientes graças às nossas próprias contribuições.
A.A. não está ligada a nenhuma seita ou religião, nenhum partido político, nenhuma organização ou instituição; não deseja entrar em qualquer controvérsia; não apóia nem combate quaisquer causas.
Nosso propósito primordial é mantermo-nos sóbrios e ajudar outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade."
O "problema comum" é o alcoolismo. Os homens e mulheres que se consideram membros de A. A. são e sempre serão alcoólicos. Reconheceram, finalmente, que não podiam mais ingerir álcool em forma nenhuma; agora eles se abstêm completamente.
O importante é que não tentam enfrentar o problema sozinhos. Discutem-no abertamente com outros alcoólicos. Esse compartilhar de "experiências, forças e esperanças", parece ser o elemento chave que lhes torna possível viver sem o álcool, e na maioria dos casos, até sem querer beber.
A segunda maneira de descrever Alcoólicos Anônimos é delinear a estrutura da Irmandade. Numericamente, A.A. compõe-se de mais de 2 milhões de membros, homens e mulheres, em aproximadamente 181 países. Esses homens e mulheres reúnem-se em Grupos locais que variam em tamanho - desde um punhado de ex bebedores em algumas localidades até várias centenas, em comunidades maiores.
Nas populosas áreas metropolitanas podem existir numerosos grupos de A.A., cada um com reuniões regulares. O Grupo local é considerado a base da irmandade de A.A. Suas reuniões abertas congregam alcoólicos e seus familiares num ambiente de amizade e ajuda mútua. Hoje existem mais de 112 mil Grupos espalhados pelo mundo todo, inclusive algumas centenas em hospitais, prisões e outras instituições. 
FONTE: http://www.aabr.com.br/ver.php?id=162&secao=11

Nenhum comentário:

Postar um comentário