Translate

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Entrevista com a Psicóloga Josoelma N.S Carvalho

 

Psicóloga, Especialista em Avaliação Psicológica com formação em Gestalt  terapia atuando no Capsi (infantil) e FCRIA.

1) Entre as áreas de atuação da psicologia, por que a opção pela especialização na área de Avaliação Psicológica?

Para mim um bom plano de atendimento psicoterapêutico só começa depois que a avaliação psicológica é realizada, onde algumas hipóteses são confirmadas e outras podem ser descartadas. A avaliação psicológica não serve somente para identificar a presença ou não de algum transtorno mental, mas, sobretudo, para conhecer a pessoa que buscou pelo atendimento, seus pontos fortes ou fracos, suas necessidades que nem sempre estão conscientes, assim como suas responsabilidades. Portanto, a avaliação psicológica pode ser realizada a todo momento do processo, caso o cliente permaneça em psicoterapia (psicodiagnóstico interventivo), pois, “...através de suas intervenções, o psicólogo procura promover novas possibilidades existenciais na medida em que trabalha com o outro a transformação de seu projeto.” (Yehia, 2013).

2) Você poderia explicar o que é a Saúde Mental?

De modo bem breve, eu penso que saúde mental é um estado em que as relações estão fluindo no contato consigo com o outro e com o mundo, não é ausência de dificuldade, e sim a capacidade viva, criativa e presente que a pessoa possui para desenvolver novas habilidades de existir.  

3) Na sua opinião, porque algumas pessoas tem um certo receio de procurar a ajuda de um Psicólogo?

Na minha opinião, acredito que devido ao aumento de acesso à informação sobre Saúde Mental, o pensamento das pessoas vem mudando, mas, procurar ajuda de um profissional da psicologia ainda traz bastante receio, pois estar diante do novo não é fácil, o velho você já conhece, mesmo que cause dor. 

4) Em algum momento você teve uma experiência profissional ruim em que pensou “isso não é para mim”? Conte também alguma experiência em que se sentiu realizada.

Sempre que um cliente abandona o tratamento, eu fico bastante frustrada, mas depois penso que a vida é da pessoa e é ela quem escolhe como vivê-la, deixo o cliente livre, pois sei que está fazendo o melhor para si, mesmo que eu não concorde. Em caso de sofrimentos graves, procuro orientar a família para que saiba onde procurar ajuda nos momentos de crise e assim não deixar o cliente sem amparo, mas sob a proteção dos familiares e/ou amigos, alguém que se responsabilize.

Por outro lado, já vivi muitas finalizações de processos psicoterapêuticos emocionantes, fazendo com que minha crença no potencial do ser humano se renove, dando-me energia para continuar estudando e me dedicando cada vez mais ao meu ofício de psicóloga.

5) Quais os pontos positivos e negativos da sua área de atuação?

Vou me limitar a dar um ponto negativo e um ponto positivo. O ponto positivo é a realização profissional, quando uma pessoa chega no consultório desanimada, com muito sofrimento e aos poucos vai tomando conta de si mesma, reacendendo sua força vital para lidar com suas questões e crescendo e se expandindo no mundo, ah... Isso não tem preço para mim. Já o ponto negativo, principalmente no serviço público é a desvalorização profissional, tanto no remuneratório como na falta de estrutura de sala de atendimento e recursos terapêuticos.

6) Quando uma pessoa deve procurar a ajuda de um psicólogo?

O ideal seria em todos os momentos da vida para um autoconhecimento satisfatório e não só quando está passando por grande sofrimento emocional ou devido ao aparecimento de sintomas e sinais psicopatológicos. O psicólogo também trabalha com prevenção e nesse sentido os aspectos positivos, adaptativos e saudáveis são cada vez mais visitados e fortalecidos.

7) Como é o seu trabalho frente ao CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial infantil)?

O trabalho no CAPSi é a todo instante avaliativo e interventivo, trabalhamos com todos os transtornos severos/graves da infância e da adolescência. Além de atendermos a criança e/ou adolescente, ainda acompanhamos os pais/cuidadores dos nossos clientes, através de orientações psicológicas. No CAPSi além do atendimento individual, ainda atendemos em grupo e realizamos oficinas terapêuticas, falo aqui não só do trabalho psicológico, mas sim de uma equipe multiprofissional, que dá o seu melhor todos os dias.

8) Fale um pouco sobre o seu trabalho no FCRIA.

Também trabalho na Fundação da Criança e do Adolescente – FCRIA, onde o atendimento psicológico é realizado com adolescentes que cometeram ato infracional e estão em cumprimento de medida socioeducativa, portanto, o trabalho do psicólogo é baseado na psicoeducação e não na psicoterapia (área da saúde), assim as intervenções psicológicas estão na esfera do aconselhamento e de informações psicopedagógicas aos adolescentes e seus familiares.  

 

Um comentário:

  1. Parabéns, pela valiosa informação. Precisamos de uma.avaliaclção.psicilogica para nos conhecermos.🌷

    ResponderExcluir