Translate

domingo, 10 de dezembro de 2023

Entrevista com o Psicólogo Rosivaldo Lima Batista

 

Entrevista com o Psicólogo  Rosivaldo Lima Batista – Psicólogo da Associação das Famílias de Dependentes Químicos do Estado do Amapá, que promove um trabalho de Prevenção e Recuperação de Adictos.

 

01.Psicólogo Rosivaldo nos conte sobre seu trabalho como Psicólogo da Associação das Famílias dos Dependentes Químicos.

É realizado o acolhimento e a entrevista inicial, com atendimento psicológico individual, com o adicto, e a partir  daí realiza-se  um plano de tratamento para o adicto, objetivando tratar o dependente químico, como um todo, objetivando sua recuperação e transformação positivamente, seu estilo de vida e sua identidade pessoal.

2) O Senhor poderia nos explicar como é feito o tratamento dos adictos? Como é o internamento e a recuperação dos mesmos?

O tratamento da dependência química e de álcool, é composto por um conjunto de técnicas e intervenções desenvolvidas, com o intuito de favorecer a redução e a abstinência do consumo de substâncias psicoativas e também, a melhora da qualidade de vida e do funcionamento psicossocial dos dependentes.

3) Como é feito o processo terapêutico do adicto?

Convivência entre os pares, participando ativamente na vida e nas atividades da comunidade terapêutica. A pratica da espiritualidade, através do coping espiritual, a utilização do trabalho terapêutico, como valor educativo e terapêutico no processo de tratamento na comunidade terapêutica e na recuperação do dependente de substâncias psicoativas

4) O Senhor poderia nos dizer sobre os pontos mais difíceis do tratamento dos dependentes?

A aceitação e participação ativa  no programa terapêutico definido e oferecido pela comunidade terapêutica ou seja pela equipe multidisciplinar.

 5) Tem algum caso específico de recuperação que o Senhor gostaria de compartilhar conosco?

Foi de um dependente de álcool e outras drogas, que no momento do acolhimento, se propôs a ficar somente 01 mês, e durante esse período, o mesmo, se conscientizou que deveria continuar o tratamento por um período mais longo, de 09 meses, e após o tempo estipulado do tratamento final, o mesmo, se propôs a ser um agente voluntário na comunidade, por 06 anos, contribuindo de forma positiva, acompanhando processo de recuperação de outros residentes em tratamento.

6) Quais características ou habilidades são importantes que o senhor acredita serem importantes para trabalhar com esse público?

Identificar as necessidades específicas do paciente determinando seus pontos fortes e fracos, bem como suas necessidades. Planejar, desenvolvendo uma proposta específica para cada caso. Auxiliar o encaminhamento das necessidades sociais do   adicto.

 7) Quais os pontos positivos e negativos da sua área de atuação?

Os pontos positivos: a reabilitação psicossocial do adicto, contribuindo para o resgate da sua autoestima, motivando o mesmo para um estilo de vida saudável e conscientizando o mesmo, através das ações desenvolvidas, que é possível viver, sem o uso das substâncias psicoativas e do álcool no seu meio familiar e social.

Os pontos negativos: quando o dependente químico ou de álcool, não se submete ao plano de tratamento, o qual foi designado para o mesmo, e quando não verbaliza no ato da consulta psicológica as mazelas de sua vida, dificultando então seu tratamento.

8) Na sua opinião quando uma pessoa deve procurar a ajuda de um psicólogo?

Na realidade dificilmente o adicto irá procurar o atendimento psicológico espontaneamente por ele, na maioria dos casos, a família é que o conscientiza, que o mesmo precisa de ajuda psicológica.

 

 

3 comentários:

  1. É possível sim, viver, sem o uso das substâncias psicoativas e do álcool com ajuda multiprofissional.Parabéns ,Professor Marcelo pela excelente matéria .

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por compartilhar. A sociedade precisar saber que existem instituições e pessoas preocupadas e interessadas em ajudar adictos e alcoólicos. Parabéns a todos

    ResponderExcluir
  3. Trabalhar com dependentes químicos é um desafio, pois, a equipe multiprofissional precisa estar em sintonia conjunta na busca de amenizar o sofrimento psíquico do adicto. Parabéns! Excelente tema. 💕💕💕🎊🎊🎊

    ResponderExcluir