Translate

sábado, 14 de maio de 2016

Onde vivem os brasileiros que mais sofrem com depressão



  Estados do Sul têm mais adultos com depressão
São Paulo – No Brasil, 7,6% dos adultos já foram diagnosticados com depressão, o que equivale a 11 milhões de pessoas. Dentre esses brasileiros, mais da metade (52%) usa medicamentos. Os dados são do IBGE.
Os estados que mais concentram adultos deprimidos ficam no Sul do país. O Rio Grande do Sul é o primeiro da lista. Lá, 13,2% das pessoas com 18 anos ou mais já foram diagnosticadas por um profissional de saúde. Em seguida vêm Santa Catarina, com 12,9%, e Paraná, com 11,7%.
Publicidade. Na outra ponta do ranking estão os estados do Norte. No Pará, último da lista, apenas 1,6% dos adultos receberam diagnóstico da doença. O Amazonas vem em seguida, com 2,7%. 
A depressão causa sérios problemas para parte desses brasileiros. Segundo o IBGE, 11,8% dos que sofrem com a doença no país têm limitações graves em suas atividades por conta disso. E, apesar de 52% tomarem medicamentos, apenas 16,4% fazem psicoterapia.
Na tabela abaixo é possível ver os dados para todo o país. Estão disponíveis os números sobre pessoas com diagnóstico de depressão e, dentre elas, as que têm limitações por conta disso, as que receberam assistência médica no ano anterior à pesquisa, as que fazem psicoterapia e as que usam medicamentos.
Veja nas fotos os números para cada estado brasileiro. As informações são da Pesquisa Nacional de Saúde 2013, feita pelo IBGE, e se referem a pessoas com 18 anos ou mais. 

Brasil
Pessoas com diagnóstico de depressão (%) 7,6
Pessoas com diagnóstico de depressão que possuem grau intenso de limitações por conta disso (%) 11,8
Pessoas com diagnóstico de depressão que receberam assistência médica no último ano(%) 46,4
Pessoas com diagnóstico de depressão que fazem psicoterapia (%) 16,4
Pessoas com diagnóstico de depressão que usam medicamentos (%) 52,0

FONTE: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/onde-vivem-os-brasileiros-que-mais-sofrem-com-depressao

Nenhum comentário:

Postar um comentário