Translate

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Hoje é o Dia Mundial da Saúde Mental



O dia, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é encarado como "prioridade global", apesar da complexidade existente na definição do conceito saúde mental.
Os problemas de saúde mental, segundo a OMS,  constituem actualmente a principal causa de incapacidade e uma das mais importantes causas de morbilidade nas sociedades.
Para a organização internacional, este e outros factores fazem com que a saúde mental seja uma prioridade da política de saúde dos governos.
De acordo com a OMS, a crise financeira que atinge os mercados e o cidadão comum, devido o seu impacto em emprego e consumo de álcool, entre outros factores, terá repercussões na saúde mental das pessoas, aumentando os casos de stress, depressão e desordens mentais.
O consumo excessivo de álcool causa a morte de dois milhões de pessoas por ano e a cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo, o que representa um milhão de suicídios anuais.
A OMS sustenta que a solução para estas situações não é "como era feito antes": trancar o doente em uma instituição psiquiátrica, o que, além de não resolver a origem do mal, é caro e pode expor o paciente a abusos.
A conclusão apresentada é a de que o atendimento médico primário para tratar os transtornos mentais é, de longe, muito mais efetivo, humano e barato.
Para este ano, a ONU marca o Dia Mundial da Saúde Mental, este 10 de Outubro, destacando a esquizofrenia.
Tratamento:
O especialista da OMS, Mohammad Taghi Yasamy, disse que existem 21 milhões de pessoas com esquizofrenia no mundo, 12 milhões de homens e 9 milhões de mulheres.
Praticamente metade delas recebe tratamento de saúde, mas nos países de baixa e média rendas o índice é inferior.
Na África, por exemplo, 80% dos que sofrem da doença não recebem o tratamento adequado.
Expectativa de Vida:
Segundo a agência da ONU, as pessoas com esquizofrenia vivem muito menos do que a população em geral. A expectativa de vida dos que sofrem de doenças mentais severas é de 10 a 25 anos mais baixa do que a das pessoas que não têm o problema.
A OMS explica que existem várias razões para isso, entre elas, um estilo de vida ruim, obesidade, fumo exagerado e bastante comum entre os que têm esquizofrenia e o sedentarismo.
Sendo assim, os especialistas dizem que os pacientes acabam desenvolvendo diabetes. A doença é duas ou três vezes mais comum entre essas pessoas.
Suicídio:
Outro problema detectado entre os doentes mentais é a hiperlipidemia, onde ocorre um aumento da gordura no sangue levando a doenças cardiovasculares.
As pessoas com esquizofrenia sofrem com uma variedade de infecções e acabam morrendo desses problemas. O suicídio afecta 5% desse grupo.
Em vez de internações em clínicas para pessoas com transtornos mentais, a organização sugere tratamentos nas próprias comunidades em que vivem.
A OMS afirma que com um monitoramento regular da saúde e com um acompanhamento dos efeitos colaterais dos medicamentos, essas pessoas podem ter uma vida normal.
FONTE: http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/sociedade/2014/9/41/Hoje-Dia-Mundial-Saude-Mental,30d00791-90be-4e62-b3e5-8d7dea0e2e0b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário