Translate

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Psicólogo ou Psicanalista?

Muitas pessoas ficam na dúvida de qual profissional procurar na hora em que surge um problema de cunho psicológico, psicossomático ou psicopatológico. Tentarei, de forma clara, explicar a diferença entre os três profissionais citados à cima.
 PSICÓLOGO:
                 A Psicologia, por ser uma ciência, está ligada ao estudo científico do pensamento e comportamento humano. Os Psicólogos analisam e trabalham a melhoria das relações dos seres humanos com o mundo e consigo mesmo (personalidade).
                Para os Psicólogos não é necessário que hajam patologias para se ter atendimento, podendo assim atuar em hospitais, escolas, empresas, na orientação de pais e profissionais norteando de forma geral para uma melhor forma de “levar a vida”.
                Tem como formação a Psicologia, curso de graduação que dura em média 5 anos, podendo exercer a profissão o profissional que, após formado, se credenciar no Conselho Federal de Psicologia.
                Alguém deve está se perguntando: Quando ou quem deve procurar um Psicólogo? Qualquer pessoa que perceba que suas atitudes estão atrapalhando o seu desenvolvimento além de pessoas com sintomas depressivos, de ansiedade, transtornos específicos e ainda quem busca o autoconhecimento.
                Dos vários métodos destacamos a terapia, reflexão, diálogo, jogos, testes além de trabalhos em grupo. E seguem algumas linhas de trabalho e estudo: Behaviorismo, Terapia Cognitivo-comportamental, Gestalt e Psicodrama.
 PSICANALISTA:
                 A Psicanálise não é considerada ciência, por isso não existe graduação na área e sim formação. É um método de observação, investigação e conhecimento de todo processo psíquico do ser humano. Com o propósito de analisar a mente(consciente, sub-consciente e inconsciente), o médico Sigmund Freud, Pai da Psicanálise, fundou a Escola de Análise da Mente, a Psicanálise.
                O Psicanalista atua de forma direta, mesmo parecendo subjetiva, na saúde mental, distúrbios emocionais, busca de qualidade de vida, autoconhecimento, ampliação de perspectivas e melhoria da relação da pessoa com o mundo.
                Depois de graduado, em qualquer área, o profissional interessado em ser Psicanalista entra para a Escola de Psicanálise por um período que varia de 3 à 5 anos, dependendo de cada Escola de formação, além de estudar a parte teórica o Psicanalista em formação precisa fazer análise pessoal( em média 200 sessões) e estágio supervisionado, sob a orientação de Psicanalista Tutor. Para atuar na área é necessário que o profissional esteja vinculado a alguma associação psicanalítica. No meu caso, faço parte da ABMP-DF – Associação Brasileira de Medicina Psicossomática do Distrito Federal.
                E quando devo procurar um psicanalista? A Psicanálise atua de forma profunda nos conflitos íntimos nos quais envolve angústia, traumas, distúrbios emocionais, autoconhecimento. Também é tratado por esse profissional as psicopatologias, os transtornos de personalidade, as depressões entre outras.
                O método utilizado pela Psicanálise é o investigativo, analítico. Existem inúmeros métodos, porém, todos passam pelo método Freudiano, aquele do DIVÃ, lembram? Embora tenha sido descoberto por Freud existem vária linhas a serem estudadas e muitos outros pensadores como LACAN, BION, WINNICOTT, MELANIE KLEIN etc.
 PSIQUIATRA:
                 A Psiquiatria é uma especialidade médica, onde esse profissional é habilitado para diagnosticar, medicar e tratar transtornos mentais, problemas (doenças) que mudam o comportamento pessoal e funcionamento orgânico.
                O Psiquiatra pode atuar em consultórios convencionais, hospitais e ainda escolher especializações como Psiquiatria infantil, da adolescência, geriátrica, podendo trabalhar em parceria com Psicólogos e Psicanalistas.
                Para se tornar Psiquiatra, além de cursar Medicina que dura em torno de 6 anos incluindo o estágio, o médico já graduado precisa fazer uma especialização em Psiquiatria que dura 3 anos. O Psiquiatra trata Transtornos de depressão e ansiedade, alimentares, T.O.C – Transtorno Obsessivo Compulsivo, Transtorno Bipolar de Humor, Esquizofrenia, Demência entre muitos outros.
                Na busca de diagnosticar o problema o Psiquiatra se baseia em sintomas e relatos dos pacientes, seguindo também o Manual de Diagnóstico e Estatística. Entre os três profissionais descritos o Psiquiatra é o único habilitado a prescrever medicamentos.
                Espero ter atingido o meu objetivo de sanar as dúvidas e estimular ao leitor a buscar uma melhoria para sua saúde mental.

Renata Salviano Araruna
CRPA 05609 -09-DF/BR
Psicanalista – Pedagoga – Terapeuta Floral 
FONTE: http://ararunapsicanalista.spaceblog.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário