Translate

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Aplicativo ‘SOS Vida Amapá’ ajuda a prevenir o suicídio.

Por: Sidney Cardoso 

De acordo com dados do Ministério da Saúde o Brasil registra 11 mil casos de suicídio por ano. Somente no Amapá, em 2017, foram registrados 25 mortes e 31 tentativas de suicídio, como informou o G1/AP.

Diante dessa realidade, o Governo do Estado do Amapá através do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) desenvolveu o aplicativo ‘SOS Vida Amapá’, lançado em outubro de 2018, em Macapá. O aplicativo foi criado com objetivo de auxiliar pessoas em momentos de crise e com pensamentos suicidas.

O aplicativo já está disponível para download gratuito nas lojas PlayStore e AppStore, para plataformas android e iOS. Desde seu lançamento, o app já recebeu mais de 200 pedidos de socorro.

Como funciona

O SOS Vida Amapá é de fácil acesso. Através de um “botão do pânico”, o app aciona até três contatos cadastrados enviando um pedido de ajuda (mensagem automática). Caso as pessoas solicitadas não atendem, a pessoa tem a opção de ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo número 188. Além disso, a pessoa tem a opção de enviar mensagem ou ligar para amigos individualmente.

Acompanhamento social

Além do aplicativo, o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação desenvolveu um sistema que registra no banco de dados todas as solicitações de pedido de ajuda feitas através do aplicativo ‘SOS Vida Amapá’. Esses dados servem para gerar estatísticas e também fazer o acompanhamento social que é feito pela Secretaria de Saúde do Estado do Amapá (Sesa).

“A Sesa liga para os números dos amigos que receberam o pedido de ajuda para perguntar se eles conseguiram prestar o auxílio necessário a pessoa que o solicitou. Caso, a ligação for feita ao CVV, a Sesa analisa como foi feito o atendimento e se foi com sucesso. Isso é o diferencial do aplicativo”, explicou um dos desenvolvedores do app, o colaborador do Prodap, Vinícius Brito.

FONTE:https://www.prodap.ap.gov.br/noticia/0802/aplicativo-sos-vida-amapa-ajuda-a-prevenir-o-suicidio-e-a-pedir-ajuda-rapidamente

Um comentário: